quarta-feira, 24 de setembro de 2014

INCOMUNICABILIDADE: SOTERRADA MAS (SEMPRE) PRESENTE

Muitos são os motivos que me levaram a gostar dos filmes de Ingmar Bergman [1]. A fotografia é belíssima; os personagens são profundos e reais; os roteiros são densos e captam o essencial; o desenvolvimento da história segue o ritmo dos personagens;... Mas sem dúvida o maior deles é a coragem que este diretor sueco teve de revelar em todos – ou na maioria – de seus filmes a questão da INCOMUNICABILIDADE entre os seres humanos.

O Eclipse, de Antonioni.
Piero (Alain Delon) e Vittoria (Monica Vitti)
tem um romance anormal, tipico de uma era
caótica.
A dificuldade que nossa espécie tem em repassar suas ideias e sentimentos para seus semelhantes é sem dúvida uma das maiores causas dos conflitos bélicos e econômicos que permearam nossa breve (e violenta) história. Falo isso baseado nas leituras que venho fazendo [2], nas reflexões dos últimos dez anos e nas observações que venho feito dos fenômenos sociais, culturais, afetivos, políticos e econômicos.

Não apenas temos dificuldade de fazer uso adequado e ter uma interpretação judiciosa das palavras que emitimos e recebemos, como possuímos um medo imensurável de, mesmo possuindo toda capacidade, estabelecermos uma comunicação SINCERA com o semelhante. Isso vale no campo social, no afetivo, na exposição de uma ideia que possa salvar uma comunidade – ou melhorar o desempenho de uma empresa – ou situações do tipo. Quem perde com isso somos nós e os outros. Ou seja, TODOS.

Não vejo outro modo de começar a resolver esse problema do que nos arriscarmos mais (dentro de certos limites) no nosso cotidiano.

Bukowski – um escritor cuja vida desregrada só era superada pela sua sinceridade e maestria em tocar nos pontos certos – disse certa vez num de seus livros que

gente demais é cuidadosa demais. estudam, ensinam e fracassam.”

Bom, acredito que ele não estava se referindo àqueles e àquelas que ensinam, e sim a todas pessoas que percebem o mundo (estudam), agem conforme essa percepção (ensinam) e no entanto são incapazes de aumentarem a sua felicidade (fracassam) em função dessas duas primeiras. Por que? A meu ver trata-se de um excesso de cuidado ao lidarmos com o outro.

A Noite, de Antonioni. Lidia (Jeanne Moreau) e Giovanni
(Marcello Mastroianni) são um casal exausto de si mesmo.
Do meu ponto de vista – e baseado em tudo que venho observando e sentindo – a frase de Bukowski tem uma imensa profundidade e pode ser uma das chaves para melhorarmos nossas relações.

Ter o cuidado de não se intrometer na vida dos outros é ser um sinal de civilidade. No entanto, o excesso dessa não-intromissão pode nos levar a podar potenciais oportunidades de crescimento e pontes.

Nós, seres civilizados nos costumes, nos habituamos a exercer características de respeito ao próximo, nos desviando de qualquer tema que gere debates mais acirrados ou de qualquer observação ou início de conversa que possa incomodar terceiros – mas vale ressaltar que essa civilidade, apesar de boa, ainda é superficial e tem uma intenção mais focada na FORMA do que na SUBSTÂNCIA. No entanto, parece que muita gente tem levado isso tão a sério, que o fato de serem pessoas que não causem nenhum tipo de incômodo no seu entorno, ao mesmo tempo perdem OPORTUNIDADES fantásticas de estabelecerem amizades e contatos e aprenderem coisas (e quem sabe mais) desse mesmo entorno. Tudo por um motivo que – a meu ver – no fundo tem um quê de egoísmo, porque objetiva não “sujar” sua imagem sendo “chato”. Ou buscar os prazeres IMEDIATOS.

Ingmar Bergman (1918-2007).
Aplicando em todo seu entorno essa filosofia de vida descrita no parágrafo anterior, acabamos nos ilhando do resto do mundo. As diversões são sempre as mesmas, as variações são muitas nas formas e nenhuma na substância. Só o incômodo e a dor salvam. Mesmo que a ilha seja relativamente grande e pareça ser auto-suficiente, será que isso de fato é verdade? E como muitos pensam assim, tudo aparenta estar em harmonia. Mas vendo mais a fundo é possível desconfiar que essa “harmonia” talvez seja uma pseudo-harmonia. Eis o ponto preocupante que queria tangenciar.

Existe, a meu ver, um modo simples e indolor para iniciarmos uma nova filosofia de vida que nos possibilite (quem sabe) buscar uma felicidade SUSTENTÁVEL. Esse método consiste simplesmente em, quando houver a oportunidade, colocar esse tema em pauta. Sem medo, mas com a melhor das intenções. Para isso é essencial que pessoas com mais possibilidades (estudo, recursos, tempo e percepção) comecem a dar os passos iniciais rumo a essa aproximação universal. Mesmo que a trajetória inicial exija GRANDE ESFORÇO. Porque quanto maior o conhecimento, maior a responsabilidade.

Não sei se estou fazendo do modo certo, mas creio que, nas minhas condições materiais, possuo uma responsabilidade considerável de repassar esses pensamentos da forma mais acessível possível, sem deixar escapar os conceitos fundamentais. Portanto, acredito estar cumprindo – se não total, pelo menos em parte – uma parte de meus deveres para com a Lei universal que rege tudo e todos.


Referências

Nenhum comentário:

Postar um comentário