sábado, 25 de outubro de 2014

SUBLIMAÇÃO


Estou lendo meu 16o livro de Ubaldi. Com sua finalização completo 2/3 de sua Obra (são 24 volumes). E cada parágrafo lido traz em si um conjunto de palavras reveladoras. Associando cada momento – bom e ruim – de minha vida posso sentir a mais profunda verdade expressa de forma sublime.



São páginas e páginas. Aparentemente repetitivas à primeira vista. Mas o autor justifica numa de suas obras. Escreve daquela forma de propósito. Apenas quem estiver preparado para suas palavras chegarão até o seu real significado. Isso é aparentemente arrogante e elitista. Mas quantos casos há de gente mal-intencionada que se apropriou de bela prosa usando uma experiência vivida intensamente para criar uma seita visando escravizar ao invés de libertar?



Nosso mundo ainda não está preparado para conversar à fundo sobre questões tão delicadas. Essa é uma verdade que só se intensifica à medida que os anos passam. Cada fragmento de conversa que ouço ao caminhar confirma algo. O conjunto forma um moscaico da sociedade. Um quadro que mesmo sem investigar as minúcias analíticas revela uma visão sintética. E quanto maior a percepção, maior a decepção. Mas ao mesmo tempo, a paciência com o mundo aumenta. Compreende-se o estágio evolutivo atual e aceita-se a realidade. Qualquer problema, qualquer mal, qualquer sentimento sufocante que invada minha mente é cada vez menos extravasado. A paciência com o mundo aumenta, mas inicia-se uma batalha contra seu egoísmo e vaidade.



Existem problemas que só nós podemos resolver. Como dizem, é nosso problema. Eu descobri que tenho muitos defeitos a resolver. Mais interessante: a Lei aplica seus golpes em nossos pontos mais fracos, para que melhoremos nosso calcanhar de Aquiles. Por isso a vida é dor. Mas é justo. Nossa maior vulnerabilidade reside em nossas fraquezas morais. O que dói hoje abranda amanhã. 



A dor bem aceita e bem trabalhada de hoje pode se tornar a alegria celestial de amanhã. Uma alegria cada vez menos dependente da escravidão horizontal na qual nós nos encontramos – até o pescoço...

Mas o caminho é longo e árduo. As pessoas ainda tem dificuldade em compreender que “o tempo que você gosta de perder não é tempo perdido”. Tudo deve ter uma vantagem utilitária. No entanto, o utilitarismo tem banda larga. Traduzindo: quanto mais SENTIRMOS e PERCEBEMOS a riqueza de pessoas, assuntos e atividades “insossas”, mais facilidade teremos para ascender (e acender!).



Em nosso mundo veloz, utilitário e com pouco tempo para assuntos (aparentemente) vazios e distantes, nenhuma pessoa vê sentido em dedicar horas e horas em algo tão incerto. É lógico de acordo com as leis da vida, que necessita se ater às férreas necessidades do mundo, que bombardeia constantemente com propagandas e exigências e ameaças e coisas do tipo. O problema é estarmos excessivamente mergulhados numa realidade que em si nada oferece.



Quando um ciclo se exaure deve-se começar outro. É Lei biológica. Vale para a sociedade. Vale para o indivíduo.



Tentamos realizar ascensões em alguns aspectos de nossa vida. Tomamos decisões e atitudes ousadas. Somos bombardeados e incompreendidos. Sofremos. Depois repomos as energias. Continuamos, persistindo. Nos desgastamos diariamente numa tentativa romântica de mostrar que tudo pode ser melhor. De várias formas. No agir, no pensar e no expressar. Fracassamos. Continuamos. Fracassamos. Mas percebendo a vacuidade de todos outros caminhos já tentados ou em tentativa, continuamos. E a reação é semelhante...Mas nesse percurso percebemos que algumas coisas começam a mudar. Não sabemos o porquê. Podem haver várias razões, mas sentimos que algo começa a parecer diferente. Mudanças pequenas. Mudanças discretas. Mudanças substanciais. Eis o mais incrível! O tratamento, os olhares, mesmo que envergonhados, revelam algo de muito profundo. Ganha-se espaço em certas conversas. O respeito que parecia impossível emerge. O olhar do outro é mais atento. Você passa a ter voz.



Eis que tudo melhora na substância. Muito pouco, mas definitivamente. Mas a evolução é eterna. A felicidade dura enquanto o novo estado estiver se consolidando. Depois, um novo golpe. Mais duro, mais inesperado.



Antes de nos voltarmos para o mundo devemos nos voltarmos para nosso Eu. Questioná-lo incessantemente até seu esgotamento. Só depois podemos partir para a atuação. Devemos estar íntegros para dialogarmos com a vida exterior. Caso contrário estaremos prejudicando a nós mesmos e (pior) aos outros por não termos nada a lhes demonstrar e nenhuma alternativa para os problemas atuais.



Uma ascensão oscilante composta de dores e alegrias. É assim que caminha a humanidade. O regime estacionário dura o necessário para nos recompormos e nos prepararmos.



Aquilo que julgamos inútil na tranquilidade pode ser o único meio de ascensão. Cada um deve buscar os seus meios para lidar com o mundo.



Essa é a busca dolorosa e eterna.



Dor-alegria-dor-alegria-....



Uma cadeia que ascende.



Dores cada vez mais refinadas e alegrias cada vez mais independentes.



Devemos nos esgotar antes de lançarmos qualquer palavra contra o outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário