sexta-feira, 7 de novembro de 2014

REFLEXÕES SOBRE TEMAS (5)

"Ajude conversando. Uma boa palavra auxilia sempre."

Escutar o próximo é um ato de caridade. Uma palavra adequada pode ter um valor infinitamente mais poderosa do que qualquer doação material. Mas temos uma enorme dificuldade em perceber isso. 

É verdade que doadores de bons conselhos possuem pouco poder para influir diretamente no desenvolvimento do mundo. A curto prazo pelo menos. No entanto, o efeito de seus atos se manifestará de forma imperiosa no decorrer da vida, comprovando a existência de uma Lei de Equilíbrio universal que afirma: à (quase) ausência de quantidade surge um incremento de qualidade. Nada se cria, nada se perde. Tudo se plasma.

É possível ajudar outra pessoa a orientar-se (descobrir-se) melhor e assim operar de forma mais harmoniosa com o mundo. Da mesma forma, essa mesma pessoa pode explicar o porquê de suas atitudes, ajudando o próprio "conselheiro" a reorientar seu sistema de crenças e valores. Trabalho árduo e lento, cuja ocasião para se iniciar e manter é muito especial. Em nosso nível presente só é possível executar essa façanha em escala micro, entre duas pessoas ou três - no máximo. Tamanha é a dificuldade de alinhamento entre os seres.

Quanto mais profundo - e portanto importante - o problema a ser tratado, tanto mais se exige dos participantes um alinhamento de objetivos e receptividade às idéias. Confiança em primeiro plano. As possíveis dores serão consequência de conflito interno. Conflito entre um sistema de valores engessado (estático) que lutará com toda sua força para permanecer em sua posição de conforto. Ele se defenderá com os mais variados argumentos, até o auto-esgotamento ou o esgotamento de quem o procura compreender. Esse estado de exaustão demora muito tempo para chegar, de forma que as conversas profundas tem a função de serem agentes antecipadores. Plantam sementes que auxiliam o ser a realizar antecipações biológicas mentais, sem necessidade de experiências no mundo. Com isso erros - e as dores que os acompanham como consequência - poderão ser evitados.

Quando, após uma conversa íntima com um amigo, - ou desconhecido, que pode se revelar verdadeiro amigo - saímos nos sentindo leves, um estímulo ocorreu. A compreensão dos nossos problemas e daqueles do mundo aumentou. A consciência pode ter aumentado de tal forma que ambos se encontram (problema individual e coletivo), realizando o milagre de mostrar a interconexão entre tudo e todos. É a semente que guiará o ser à práticas cada vez mais altruístas. Esse altruísmo será desenvolvido com a expansão do egoísmo. O mal é o ponto de partida do bem. A ignorância é a base da inteligência. O ódio tem o germe do amor. 

Para chegarmos ao máximo devemos partir do mínimo. Eis o que explica o porquê de tantas dores. Precisamos passar por experiências antes de chegarmos à conclusão de que aquele não é o caminho. O caminho fácil é tentado exaustivamente, mas só leva a ilusões que se desmancham. Queremos a recompensa sem o esforço. Grandes impulsos serão dados em direções variadas. Quanto maior o grau de consciência, maior o poder de aprofundarmos nas causas e mais vastos os horizontes considerados nos planejamentos. Evolução.

"Grandes acontecimentos tem origens humildes."
 Assim diziam (e dizem) os sábios. 

O poder dos diálogos profundos é incomensurável. Sentimos isso mas não explicamos. Buscamos nos momentos de maior decepção, quando nosso mundo sólido de ontem desaba como um castelo de areias da noite para o dia. Sem explicação. É o terreno para semear idéias novas. É imaterial e livre. É espontâneo. É natural. É algo que tem sua gênese a partir de um ímpeto causado por grande desilusão - por um lado - e pela necessidade de expor uma visão sobre-humana sobre a vida - de outro. Uma visão pouco aceita no mundo prático, utilitário e racional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário