segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

APENAS O ESSENCIAL

Nosso mundo é permeado de trocas. De bens e serviços. Ruim ou bom? Depende. Se encarados como meio de evolução, ótimo; se encarados como fim em si mesmo, péssimo. Mas esse princípio é muito vago e não satisfaz a mente investigativa moderna, cujos anseios são mais profundos e demandam uma explicação cada vez mais convincente da parte de quem se adentra num terreno saturado tanto de críticas quanto de vácuos de soluções ou alternativas.

É característica intrínseca do ser humano se sentir descontente com sua realidade, e daquela de seus próximos, após ter passado por um período de conscientização profunda. Essa fase da vida germina e floresce após um tempo de vivência, que varia de pessoa para pessoa. O peso da erudição (estudo) pouco peso tem no processo concreto e efetivo de floração, apesar de ser um agente capaz de dar sustentação para quem começa a sentir que existem formas de inteligência que transcendem o racional – considerado o último baluarte do saber.

A essência é espiritual. Na realidade (ilusão)da
matéria parece pouco. Mas é tudo que realmente
necessitamos para ascendermos.
O que é evolução?

Eis uma definição clássica: “Momento em que um sujeito, ser, ou qualquer outro tipo de vida, passa de um estágio para outro; ou passa a ser algo mais complexo; ou ainda tornar-se melhor em algo que se faz.”*

Ou: “3. Desenvolvimento progressivo de um conjunto de coisas, de fatos, de idéias, etc. 4. Processo ininterrupto que consiste na passagem de organismos vivos de uma forma inferior a outra(s) mais complexas(s).”**

Dessa forma pode-se afirmar que existe um encadeamento que se traduz em transformismo. Este ocorre em todos fenômenos, do micro ao macro, do simples ao complexo: desde um processo físico-químico ou biológico até o desenvolvimento social e ético de uma comunidade; desde um ser vivo até um aglomerado de galáxias. E não se trata de quantidade, e sim de qualidade.

A evolução é um acontecimento que se manifesta na forma mas cuja centelha e maturação se dá na substância do ser, seja ele matéria inerte, vegetal, animal ou humano. De dentro para fora. Sempre. O que indica que a transformação irrefreável e efetiva de uma forma de vida é ditada pela suas potencialidades latentes. O ambiente e sua genética influenciam, mas são agentes subordinados a finalidades superiores. Pode-se argumentar que uma planta dificilmente se desenvolve em terreno árido, ou que um humano da cidade voltado às idéias dificilmente poderá desenvolver suas capacidades num meio cheio de insegurança, instabilidades e cheio de barulho. Mas o fracasso no mundo orgânico não significa a ausência da potencialidade, mas apenas um empecilho para a manifestação de suas qualidades.

A ciência materialista considera o ser humano em sua forma atual como o último bastião da evolução planetária. Ela afirma uma verdade parcial colocando vestes de verdade absoluta. Assume essa postura inconscientemente, observando o passado e o presente. Apenas. É atualmente incapaz de quebrar paradigmas, indo além de sua forma mental, e portanto projeta no futuro a reprodução de um presente já saturado. Um pseudofuturo. Uma mera cópia do já descoberto com alguns retoques, de modo a maquiar a grosseira extrapolação das previsões.

Imaginar o futuro tendo por base o passado e presente é o método da ciência racional. Ele tateia lentamente, descobrindo através de análises e experimentações. É um método seguro porque incontestável para a humanidade, que em sua maioria percebeu o poder da objetividade ao utilizá-la na solução de seus problemas terrenos e práticos. Mas a própria ciência demonstra estar se perdendo com esse mesmo método – que era tão eficaz quando o nosso mundo mental-perceptivo era limitado. Descobertas na mecânica quântica demonstram a ilusão do mundo sensível e a continuidade da existência da consciência, revelando fatos que esboçam evidencias de que o que está na mente (e acima) independe da vida orgânica [1]. Isso (eu creio) é apenas o começo de uma série de descobertas que revolucionarão a nossa forma de conceber a vida e relações entre seres. Mas da mesma forma que os europeus precisaram deixar seus cavalos e entrar em seus navios para explorar novos mundos (desejados para os perdidos, possíveis para os céticos, e sentidos pelos visionários), nossa ciência precisará de novas ferramentas e novos métodos para continuar sua jornada. Da mesma forma, a fé deve ser explicada de forma racional, mostrando suas visões de forma convincente, sem medo de perder adeptos, pois a verdade é o elemento unificador que trará vantagens a tudo e todos, acelerando a evolução desejada no íntimo de toda forma de vida. Eis o casamento a ser feito: Fé e Ciência.

A bifurcação iniciada com a gênese da Religião e da Ciência atingiu seu apogeu. Se continuarmos a segregação haverá ruptura e consequente desorientação. Já pudemos ver o extremo dos dois lados. A ciência sem fé caminha sem orientação; a fé sem ciência é manca. O equilíbrio salvará ambas e – mais importante – os seres deste mundo.

Fiz uma viagem pelo significado da evolução, generalizando-o, mostrando que ela não cessa e leva os seres a assumirem formas completamente díspares das anteriores apenas com a maturação interior (vide o processo larva-borboleta). Parti daí para justificar a importância da intuição (fé) na nova ciência. Com isso chega-se à necessidade da unificação dos saberes na ciência (economia, história, biologia, física, matemática, química,...), nas diversas correntes filosóficas e nas religiões (budismo, catolicismo, islamismo, protestantismo, judaísmo, ateísmo,...) e com a consequente unificação geral. Isso é especulação que se trasnforma cada vez mais em fatos. Cada um tem sua verdade relativa, que é progressiva com o tempo.

E com isso volto ao essencial...

Para melhorarmos de vida devemos assumir riscos proporcionais aos nossos sentimentos mais íntimos e sinceros. Eles sempre foram os guias para concretizarmos novos planos – no âmbito indivdual e coletivo. E terão peso cada vez maior. Porque a razão pura se separou da realidade humana de tal modo, criando métodos desnecessários e especializando-se por pura vaidade, que os saberes – e as pessoas, guiadas por eles – tem dificuldade de dialogar e se combatem por qualquer motivo. Urge uma síntese que conduza à unificação.

A expansão do saber meramente utilitário é análogo à expansão dos bens materiais e consumo de serviços: para quem ainda não reflete (por falta de visão ou vergonha), quanto mais se tem, mais se deseja. E mais se desorienta.

Levar uma vida simples é uma tarefa laboriosa porque existe uma inércia que conduz a um desejo de reprodução do presente, ancorando seres em processo de vertiginosa ascensão. Estes devem fazer esforços titânicos para conseguir pequenos sucessos. Vitórias que trazem embutidas em si a receita para aliviar esforços físicos (violência, pouca saúde, guerras,...), econômicos (desigualdade, desemprego, autoridade,...) e sentimentais (desentendimentos na relação, na família, na sociedade), proporcionando energia e tempo para serem investidos no plano das idéias e dos sentimentos elevados.

Mas para algo diferente começar a nível coletivo alguns devem começar a viver novas possibilidades na vida pessoal. Pessoas que por antecipação biológica já sabem o caminho. Uma jornada que pode assumir diversas formas mas cuja essência é única: paz e felicidade.

A essência é justamente isso: ter o suficiente para si no material e assim poder se dedicar ao espiritual. Para isso devemos nos desprender das opiniões e julgamentos do mundo, fortificando nossa personalidade e passando por experiências profundas (sem entrar em colapso!).

Devemos ouvir nosso íntimo.
Para isso precisamos valorizar o tempo a sós.
Buscar o conhecimento e observar e escutar.
Conhecimento orientado, observação profunda e escutar pacientemente.

O essencial é o poder latente que está para ser descoberto.


Referências

* http://www.dicionarioinformal.com.br/evolu%C3%A7%C3%A3o/
** Minidicionário Aurélio

Nenhum comentário:

Postar um comentário