domingo, 28 de dezembro de 2014

O JANTAR DOS MALAS

Existem comédias boas, que nos fazem rir sem precisar apelar, ou melhor, não forçam a barra. Existem comédias que, além de serem muito boas, são capazes de arrancar gargalhadas naturalmente de seus espectadores. Esse é o caso do filme "Le Dîner des Cons” (O Jantar dos Malas).

O diretor e roteirista Francis Veber se baseou em sua própria peça ao realizar o filme. Obviamente, apesar de uma excelente e original trama, era mister que os dois protagonistas da história fossem atores aptos a exercerem bem seus respectivos papéis. Mais – ou tão – importante quanto a história em si era dar vida aos personagens Pierre Brochant (Thierry Lhermitte) e François Pignon (o memorável Jacques Villeret). Não é a toa que quando assistimos o filme novamente continuamos a rir das situações em que cada um deles se mete. Isso é uma característica muito forte da sofisticada comédia francesa.

Bem, a situação é a seguinte: Pierre tem uma espécie de joguinho nada bondoso com seus amigos, que consiste em convidar uma pessoa o mais 'idiota' possível no trabalho para jantar. O vencedor deste jogo é aquele “esperto” capaz de encontrar o sujeito mais idiota. Ao conhecer o desastroso Sr. Pignon numa viagem de trem, Pierre já sente a vitória e prepara tudo.

François Pignon é um homem de fisionomia engraçada, atrapalhado, não sabe a hora de fazer comentários nem tem um trabalho muito sedutor – monta maquetes. Não bastasse isso ele já desembucha vários de seus infortúnios durante a breve viagem, relatando que havia sido abandonado pela sua mulher recentemente. "C'est merveilleux!'' pensa Pierre.

Mas o que se esperava ser um jantar de vitória se transforma num incômodo sem precedentes para Pierre. Nada dá certo. O jantar é cancelado e torna se difícil se livrar do Pignon que, sempre disposto a conversar e ajudar, não é capaz' de abandonar seu novo amigo. Este é polido e educado, uma pessoa de aparências, e não pode simplesmente expulsar o homem que havia acabado de convidar para sua casa, mesmo porque isso iria requerer uma explicação. O que era para ser uma diversão se transforma num pesadelo.

O forte do filme são os dois personagens. Lhermitte e Villeret conseguem deixar os espectadores cheios de curiosidade até o último minuto. Não se sabe como vai acabar aquela situação constrangedora.


Os diálogos entre ambos são de primeira, um humor muito sofisticado, mas nem por isso difícil de ser entendido. Basta saber sobre a vida. Pura diversão na forma mais agradável.

Trailer:
https://www.youtube.com/watch?v=LE3hC7Nfxpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário