sexta-feira, 20 de março de 2015

NOÇÃO DE TRANSFORMISMO

O mundo ainda não internalizou a mentalidade transformista. Em sua essência, digo. Somos ainda seres que veem os fenômenos (infra-humanos, humanos e supra-humanos) como algo estático em sua essência. Para nós só existe a mudança da forma. E tudo se baseia fortemente em experiências passadas. E restritas: captamos detalhes superficiais aqui e ali e daí partimos para formar teses e teorias e métodos para julgar e avaliar e tentar vencer no mundo. Somos enganados pela superfície sedutora que encobre a profundidade reveladora. Profundidade genial e fascinante. Imaterial e portanto discreta. Causa dos maiores feitos. Ímpeto interior. 

"Isto se transforma naquilo porque aprendi assim na escola."                        (1)
"Aquilo dá naquilo outro porque o passado mostrou que é assim."                (2) 

E por aí vai. 

A questão não é dizer que essas observações tão comuns à humanidade são certas ou erradas, mas sim perceber que elas são incompletas.

O infinito engloba o finito.
O infinito está para Fonte Criadora.
O finito está para Multiplicidade Evolutiva.
Observemos que (1) é algo comum quando estudamos a natureza infra-humana (minerais, plantas e animais). Especialmente a orgânica, tão fascinante e perfeita, sendo alguns seres muito próximos a nós em termos de sentimentos. Mas raramente nos perguntamos o porquê disso ser assim e não assado. 

A Natureza sempre nos brindou com as mais belas paisagens, os fenômenos mais fascinantes, matematicamente e logicamente perfeitos, e seres cujos modos de vida e busca pela sobrevivência não poderiam ser melhorados nem pelo mais estudioso grupo acadêmico englobando diversas áreas. Ao contrário: estudamos eles. 

Quando colocamos essa natureza perfeita, infra-humana, ao lado de nossa natureza humana, nos sentimos imperfeitos e maus e incapazes, apesar dos livros sacros afirmarem veementemente que "o homem foi feito à imagem e semelhança de Deus". E portanto, está um grau evolutivo acima dos animais, que estão acima dos seres vegetais, que tem vida - algo desconhecido no reino mineral, primeiro grau da matéria. E então, diante de afirmativa tão sublime e realidade tão marcante, nos sentimos desorientados (de tão firmes polaridades) e desgastados (de tão profundas e incessantes avaliações). E escolhemos ignorar e embasar nossa filosofia de vida baseada num dos pólos, ignorando o mesmo quando não podemos negar o outro.

Exemplo: "Sigo as escrituras e adoro a natureza. Logo, quando leio os ensinamentos religiosos acredito neles. Mas ao estar diante da bela e perfeita natureza, aprecio-a demonstrando claramente que a vida conturbada entre os seres de meu tipo é muito pior do que esta."

Ou a pessoa simplesmente deixa de acreditar nas escrituras (ou não crê nelas) e ama a natureza. Não lida com essa contradição (á primeira vista). Mas essa pessoa igualmente lida com seres humanos, mas considera a si mesmo e aos semelhantes menos do que o infra-humano. 

Esses foram os modos que a humanidade encontrou até hoje de lidar com tal situação. 

Ciclamos de um pólo a outro ou adotamos um e negamos outro. Mas nunca passou pela cabeça que deveríamos integrá-los numa grande síntese. 

Precisamos orientar nossos vetores para o misticismo vertical.
O fazer bem aos outros só pode ter como causa o ser bom.
A ética horizontal é um resultado da plenitude mística vertical.
Diagrama e conceitos de H. Rohden.
A natureza é bela e perfeita. Atingiu o máximo de sua potencialidade. Atualizou todas suas potencialidades latentes, e para o seu nível de complexidade atingiu o zênite. Nós, seres humanos não. Por isso "criamos" os anjos e observamos de época em época surgirem santos e místicos e gênios devotos com visão sobre-humana e capacidades de outro mundo. Eles nos puxam para cima, elevam nossa alma, nos inspiram a ser mais e desejar algo maior do que a tonelada de materialidade que a mídia nos apresenta. Somos seres em TRANSFORMAÇÃO.

"Deus fez o homem o mais perfectível possível para que ele pudesse se tornar o mais perfeito possível."
Huberto Rohden

No livro Deus e Universo Ubaldi nos dá uma noção clara do que significa esse transformismo. Nas primeiras páginas um homem, perdido e insatisfeito, como todos no fundo somos, dialoga com todos os seres e elementos da natureza, partindo dos elementares fenômenos físicos aos seus semelhantes e além. 

E todos respondem que são o máximo que podem ser, e portanto já cumpriram e cumprem seu dever cósmico. Mas o homem, ao contrário, está MUITO LONGE de atingir esse estado orgânico, e portanto, ao invés de questionar o vento que venta, a maré que mareia, a planta que fica parada, o animal que não compreende, e mesmo seus semelhantes ignorantes ao além e à evolução, deveria olhar para os anjos e compreendê-los, vendo neles o seu futuro pessoal e de seus semelhantes; deveria olhar para seus semelhantes e ver criaturas igualmente perdidas num oceano de incompreensão e estático, fechado para o que está acima e temeroso por retroceder a estágios passados; deveria compreender que deve imitar a natureza nos princípios, usando-a de guia, mas ao mesmo tempo perceber que será melhor e um dia atingira uma perfeição humana. Um estado orgânico mais belo e elegante que qualquer um da natureza.

Portanto, os sujeitos acostumados a utilizarem o argumento (2) até supersaturarem seus semelhantes, deveriam perceber que "os rendimentos passados nas mesmas condições não são garantias de rendimentos futuros". Ou seja, o que foi aplicado por nós no passado (sistemas, métodos, etc) e falhou deve ser revisto e atualizado.

A consciência se dilata e o ideal apresentado precocemente, implementado super-precocemente, pode ser novamente revisto e compreendido. Sob uma ótica mais madura. Uma ótica transformista e super-relativista, com um absoluto que se torna a acada dia mais compreensível e menos propriedade de um ser ou grupo. 

Deus e Universo, de P. Ubaldi.
Um tratado teológico-filosófico sobre
a origem de tudo e o nossa destino.
Pura emoção.
Deus é unidade. 

O Monismo será o grande conceito do futuro a ser assimilado pela humanidade dividida entre monoteísta e ateísta. A forma deixará de ser o carro-chefe e verdades se tornarão claras. 

Eis a Unidade permeando a multiplicidade. 

Nem diversidade caótica  nem unidade opressora.
Apenas vários finitos manifestando sua essência infinita. 

Isso significa que conceitos devem ser revistos e preconceitos derrubados. 

O que parece óbvio não o é. Eis a grande questão de nossos tempos. 

Após a queda do muro de Berlim um historiador decretou (precocemente) o "fim da história". Atingimos o ideal de modelo político-econômico. Em termos sociais chegamos ao máximo.

Mas o mundo que vejo e sinto parece estar longe do ideal...
Um ideal que deseja atingir mas não sabe como.
Um ideal que está dentro de cada ser.
Um ideal tão sedutor que cada vez mais as múltiplas realidades se desconectam da grande realidade opressora para construir uma nova realidade, um pouquinho mais alta (só um pouqinho!). Guiadas por esse ideal, cada vez mais próximo e claro para alguns seres. 

Pesquisa, estudo, trabalho e amor.

O mundo vê princípios fundamentais de forma emborcada.

Li um artigo outro dia no qual o mesmo sujeito deu uma entrevista, já adequando um pouco seu ponto final, colocando uma necessidade de "alguns ajustes" aqui e ali. Talvez daqui a alguns anos ele fará mais e mais ajustes, até chegar ao ponto de admitir que a nossa jornada é longa e as aparências enganam.

E que considerar o imponderável é motor de progresso e abrigo de esperança para tudo e todos. 

Tudo isso não é tão simples.

Mas é O caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário