segunda-feira, 11 de maio de 2015

RETIDÃO E SINCERIDADE

A noção de unidade na diversidade traz uma paz interior tão grande e poderosa que é capaz de anular muitas das dependências que temos do mundo externo, seja ele material, físico, emocional ou mental. 

Hoje compreendo uma grande verdade: para ser bom em algo devemos amar esse algo. Vivê-lo, senti-lo. Intensamente. Calorosamente. E para sermos alguém devemos buscar o nosso centro indiviso, imutável e eterno. O centro radiante obscurecido pelas ilusões da mente e prazeres do sentidos. 

O Amor - na sua mais alta acepção - é o "estudo" mais eficaz da humanidade. Vivido, ele traz compreensão das circunstâncias da vida. 

Explica o que antes era inexplicável. 
Move o que era imovível pela força ou intelecto. 
É a força do espírito capaz de vencer o espírito da força
É o Grande poder da Verdade, que vence a pequena verdade do Poder.

É Nada para quem não o viveu. É Tudo para quem o vive - e viverá sempre.

É um "nada" singelo que se manifesta sinceramente como um pequeno promissor.
O pequeno promissor se propaga por mares e desertos, crescendo por si mesmo.

Ele é o combustível espiritual capaz de acender todas as chamas da longa estrada que temos pela frente. Os pedregulhos e abismos passam a ser vistos; a jornada passa a ter mais sentido; e as dores passam a ser sofrimentos necessários para elevação espiritual, mental e corporal. 

Intuição aflorada, intelecto eficiente, saúde inabalável.

Quem ama vive na retidão da certeza.
Quem ama o fenômeno que investiga não se abala com as "derrotas" no meio do caminho. Porque a única derrota é desistir por não ouvir a consciência...

Chorar por arrependimento e sinceramente traz respostas
à longo prazo. Um desejo ardente por compreensão.
Um pedido de orientação. 
Amar o fenômeno é viver o fenômeno. É perceber a analogia (não identidade!) entre tudo e todos, ontem, hoje e amanhã. É sentir a gênese de algo inédito, metafisicamente maior do que todas as grandes obras do passado. É perceber a singeleza de cada gesto, ato e expressão. É se integrar a algo tão importante que é taxado pelo mundo de irreal e ilusório. É perceber que esse "ilusório" governa os acontecimentos deste e de todos os mundos. Silenciosamente. Poeticamente...

Ser reto e sincero é consequência de conscientização profunda aliada à persistência anormal (supranormal). É resultado de um acúmulo de choques passados sem sentido que foram convertidos em correntes intensas e intermitentes plenificadas de sentido e lógica. É algo tão poderoso, demandando visões tão vastas e sensibilidade tão profunda, que as palavras humanas reduzem drasticamente essa razão-de-ser.

A sinceridade retilínea é o caminho menos desgastante e mais sofrível. Menos desgastante por não exigir artimanhas e complicações - pois a vida já é tremendamente complicada. E mais sofrível por ser criminalizada pelo mundo - muito propagada pela boca e pouco vivenciada pelo espírito. Ela desperta com o despertar da consciência. O Ser passa a ver uma realidade tão oculta quanto presente - simultaneamente. 

Oculta no passado ausente de percepção. 
Presente pelo despertar banhado de iluminação.

A sinceridade retilínea é um caminho de altas tensões metafísicas e ínfimas interações sociais. É uma jornada longa e solitária - ou quase...

Felizes daqueles que encontram seres fervorosamente ansiosos por ascensões!
E humildes em seus planos terrestres.

Retidão...Ela orienta o desorientado, energiza o desgastado  e reforma as ruínas corporais, mentais e da alma. O Ser se desprende completamente do mundo por um tempo. Nem por medo, nem por ódio, nem por senso de superioridade. "Apenas" por ter encontrado o Algo e o Alguém que todos buscam inconscientemente, de várias formas, por várias vias...

Muitos se desgastam com o intuito de acumular coisas e depois exibi-las - sejam objetos ou sujeitos-objetos.

Outros se esgotam para adquirir coisa X em troca de coisa Y - e repetem incessantemente o ciclo, sem saber o porquê...

Outros ainda, crentes de terem atingido o zênite evolutivo, se trancam e estudam para ganhar o que chamam de "sabedoria". Provam tudo sem nada saber...

Evolução por ciclos é uma Lei universal. Quando um se esgota por completo inicia-se o próximo. Naturalmente. Inexoravelmente.

O Novo Ser está em gestação neste mundo cada dia mais velho.
Um mundo saturado de métodos antigos.
Um mundo sofrível e sofrido.
Um mundo sustentando pela vagabundagem de seres "exemplares" e "eficientes"...
Seres que produzem um mar de zeros sem nunca terem parado para refletir...

Pascal: Santo e Gênio. Tudo que a
humanidade precisa.  
Enquanto isso alguns param de vez em quando e mergulham num poço profundamente assombroso. Tão profundo quanto misterioso. Tão misterioso quanto promissor. Tão promissor quanto inexplicável...Um desafio ao intelecto e aos sentidos. Seres fiéis a algo muito maior do que sua existência visível. Seres taxados de egoístas por quem exerce o mais maquiado dos egoísmos - sem o saber. Seres tão intensos e sinceros em seu trabalho, estudo, diálogos e exercícios, que assustam o meio circunjacente.

Esse seres deixam de produzir os zeros que o mundo tanto louva e respira. Mas além disso essa atmosfera respirada começa a envenenar essas criaturas estranhas. E elas tem duas opções: ou manifestar isso e sofrer a consequência ou se calarem e continuarem tragando o veneno. Vai depender do grau de desprendimento do aquém e da visão do além...

Alguns, após esse mergulho no poço, voltam à tona e erguem um imponente UM. Ele é infinitamente maior do que todos os zeros. Porque sua unidade supera a soma e multiplicação de todos seus irmãos. É mais belo do que os símbolos circulares que sempre voltam ao mesmo ponto. Ele aponta para algo. É reto e unitário. 

O triunfo da Vida é quando o 1 se integra aos zeros, valorizando o que era vazio: 1.000.000

O 1 é o mundo dos Valores internos.
O 0 é o mundo dos Fatos externos

Ambos são importantes, mas o nosso mundo só vê os zeros e se saturou deles, julgando possuir valores. Triste ilusão...

A Ciência pode auxiliar, mas jamais realizar o passo definitivo.
A Filosofia e a Religião, em sua essência uma só, orientam o intelecto.

A Ciência cuida do prático, do presente, do sistematizável. Ela constrói e facilita.
A Filosofia prepara o futuro, questiona, eleva. Ela dá fluidez.
A Religião orienta, tranquiliza e aponta. Ela revela a finalidade.
A Poesia inspira, encanta e embeleza. Ela alegra a caminhada espinhosa.

Quando essas irmãs cessarem sua desarmonia interna e sua competição externa o mundo marchará gloriosamente rumo ao progresso.

Progresso integral.
De forma reta e sincera.

Como deve ser.

Como será...

OBS: o jogo dos zeros e do um é originalmente de Huberto Rohden. A idéia veio de sua pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário