quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dennis Meadows - "The Limits to Growth" and the Future of Humanity

Há um ano me deparei com um livro impressionante. Foi escrito por uma pesquisadora norte-americana que possuía uma qualidade - a qualidade - essencial para fazer seu trabalho ser considerado útil (em seu mais amplo aspecto): Sinceridade e Orientação. A autora: Donella Meadows. O livro: Thinking in Systems.

Trata-se de uma iniciação a Ciência de Sistemas sem os formalismos e jargões técnicos comuns da área. Uma obra realmente útil e inspiradora. Plena de ideias e exemplos e equilíbrio, que dançam em harmonia à medida que os conceitos são apresentados e desenvolvidos.

Não sou especialista no tema, mas posso dizer com segurança que tenho a base necessária para compreender tópicos mais acadêmicos. No entanto, o que realmente me interessa é a relação dessa nova concepção da vida (das coisas, dos fenômenos,...) com a melhoria do meu Ser. Toda vida de Meadows, cuja obra transpira suas visões, é uma seta que aponta para o monismo. É um daqueles seres fora de série que dedicam todo tempo, energia e recursos ao alcance para a evolução dos conceitos, o aprofundamento das conexões, o enriquecimento das experiências, a expansão da consciência e a sistematização do belo e eterno e infinito.

Outro livro escrito por ela e um conjunto de amigos, lá em 1972 - quando ela era uma jovem moça consciente -, revela os limites do crescimento de nosso modelo econômico. Um modelo que se divorciou virtualmente, mas que está preso ao mundo físico que julga governar. The Limits of Growth é um livro que ainda pretendo ler, estudar e refletir sobre.

O diagnóstico e projeções traçados por esse seleto grupo não são nada animadores...O vídeo abaixo é uma palestra conferida por um de seus principais autores (o marido de Dana...ou Donella) a uma plateia na Alemanha, em 2012. Já adiantando: caminhamos rumo a uma parede de concreto e os esforços feitos para frear o veículo não foram e não estão sendo suficientes. Isso não é uma pessoa qualquer, sem qualificação (como eu) falando. É um cientista em seu mais amplo aspecto. Uma pessoa que simplesmente busca a verdade. Não apenas isso, mas uma verdade mais vasta do que as verdades específicas - que comumente se combatem. Isso é tão interessante quanto preocupante. Interessante por revelar que há pessoas preocupadas com o nosso rumo global e trabalham incansavelmente para descobrir se é isso mesmo e quais são as possibilidades para mitigar efeitos; preocupante porque eu vivo nesse mundo e tenho muito tempo à frente, e gostaria de ter uma vida plena, num mundo que - mesmo não sendo muito bom - apresente possibilidades de recuperação ambiental, moral, social, cultural.

A palestra é muito interessante e demonstra que é possível passar conceitos profundos de forma simples.



O livro de Dana, ou melhor, a obra de Dana, é um feixe de luz num mundo mergulhado (e se mergulhando) nos vícios da mente e dos sentidos. É um resgate dos ensinamentos de Buda - só que explicado de forma mais adequada ao mundo racional-analítico do presente. É só isso...

Donella Meadows falando
https://vimeo.com/30752926?from=outro-embed



Nenhum comentário:

Postar um comentário