quinta-feira, 11 de maio de 2017

Dias 6 e 7

Duas presenças (D-6). Uma presença (D-7). No entanto, o momento não deixa de ser agradável. Qualidade é uma dimensão que jamais será atingida pela quantidade. Aquela engloba esta.

Os métodos bem intencionados, mas ainda assim do mundo, constroem a quantidade antes de semear a qualidade. O fim será o mesmo do método do Alto (1º qualidade, e após, por forças naturais, permear na quantidade a substância): elevação do plano de vida. Mas de forma muito mais difícil, dolorosa. É o preço que se paga por aceleração de um processo inexorável:o de evolução.

Indiferente à quantidade - e justamente por isso - irei replicar o curso no 2 º semestre. Já tenho o material pronto. Existe a possibilidade de inserir mais textos para serem comentados; aprofundar em mais conceitos; esmiuçar de forma melhor alguns modelos; rodar simulações. Há muito a se revelar. O assunto é, de certa forma, inesgotável. Basta ser apontado para o infinito. Infinito que o sustenta e lhe dá forças e - acima de tudo - orientação

Foi possível ontem fazer um apanhado geral de vários conceitos. Assuntos relacionados àqueles que muitos alunos estão vendo em seus cursos superiores, tais como Termodinâmica, Análise dimensional, Física de movimento, entre outros. Destaques para questões ecológicas e político-sociais: como o sistema econômico, com sua lógica, permeou o imaginário humano - especialmente de quem detém poder e é escravo dele, por mais livre que se julgue - e controla a política e submete a sociedade e todas outras formas de vida (vegetal e animal) e não-vida (atmosfera, águas, solo, energias,...) a um processo de extração impiedosa de quantidades que podem se monetarizar, de forma a incrementar os lucros. A questão das três inteligências (instinto, razão, intuição) entra aí de forma profunda. 

A passagem do homem de 2º nível - intelecto à serviço dos instintos - ao de 3º nível - intuição englobando a razão, que domina os instintos - é a transformação mais profunda pela qual a humanidade irá passar, inexoravelmente. Pelo bem (tomada de consciência) ou pelo mal (imposição das forças da vida aos desejos insaciáveis do homem). De qualquer forma, será uma ascensão ímpar, da qual já houveram "amostras" - antecipações biológicas.

No próximo encontro será aberto espaço para iniciar o trabalho final (tema, diretrizes, estrutura, motivos, possibilidades, dúvidas,...). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário