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terça-feira, 20 de julho de 2021

Significado da noosfera (conclusões)

O estudo da esfera do pensamento é vasto. Aqui apenas delineei em linhas gerais os aspectos mais importantes: sua gênese, os fenômenos relacionados, seu desenvolvimento geral e seu significado. O foco do último ensaio foi em extrair algum motivo pelo qual está ocorrendo essa formação. Trata-se de mais um grande passo para a humanidade - muito maior do que aquele dado quando chegamos à Lua. Ele representa uma fenda que foi aberta no mundo tangível. Uma fenda que permite a cada um contribuir para a formação de um plano mais elevado, intangível - e natural. Esse processo já está em curso em seu modo artificial (tecnosfera), cujo desenvolvimento exponencial já é sentido pela sociedade global. 

Fig.1: Movimento contínuo, que não para, forma uma trajetória, que expressa um significado,
 que aponta para um objetivo - cada vez mais elevado.

O número de iterações entre pessoas nunca foi tão alto. A frequência com que cada um troca, armazena e difunde informações é imensa. Os meios de se passar uma mensagem, uma experiência, já estão amplamente desenvolvidos. O surgimento de aplicativos e plataformas possibilita a uma quantidade de pessoas relativamente privilegiadas (com certo tempo e dinheiro para satisfazer as condições essenciais da vida) terem acesso a meios de impulsionar a civilização. É importante que cada um tenha ciência disso e faça o máximo possível dentro de suas potencialidades e possibilidades.

Vamos citar alguns exemplos:

a) através do streaming pode-se assistir incontáveis filmes e séries por preços justos;

b) os softwares de filmagem (de tela e pessoa) possibilitam a elaboração de conteúdo de forma amigável;

c) as TV's smart dão acesso direto a diversas plataformas;

d) muitos trabalhos podem ser feitos remotamente devido às particularidades (funções), tecnologias (encurtamento de distâncias e comunicação) e problemas (trânsito, violência) humanos.

Isso não significa que devamos nos tornar uma sociedade alienada, vivendo cada qual em sua bolha e preso a uma tela. Significa que os rearranjos sistêmicos, aliados às tecnologias crescentes e aos problemas generalizados e insolúveis (para o paradigma hodierno) devem ser interpretados como a oportunidade de resgatarmos a humanidade de um caminho de perdição, sem sentido.

Apenas quem possui um grau mínimo de consciência fará uso nobre dos itens citados acima. Além disso, devemos destacar que o trabalho como o conhecemos é cada vez mais raro, gerando um sério problema para as pessoas, cuja única forma de obter os meios de vida é através de uma renda (que cada vez diminuí em relação ao poder de compra) e se extingue (devido à automação, inteligência artificial, etc.). Isto é, poucos são aqueles que conseguem conjugar todos os fatores para dar uma contribuição que realmente tenha seu valor.

Quais são essas condições?

Elenco as principais:

1ª) Possuir renda que permita atender necessidades básicas presentes e guardar para imprevistos (desemprego, congelamento salarial) e o futuro (velhice);

2ª) Ter estabilidade em seu emprego, garantindo certa tranquilidade de mente;

3ª) Ter uma carreira, isto é, uma trajetória definida que lhe permita evoluir dentro de seu metier (trabalho);

4ª) Ter vida organizada, isto é, tempo e energia para focar em coisas úteis aos outros;

5ª) Ter vícios minimizados ao máximo (ex.: fofocas, novelas, noticiários, drogas, fumo, bebidas, restaurantes, festas, socializações infindáveis, reuniões, burocracias, tarefas repetitivas, etc. eliminadas ou encolhidas ao extremo);

6ª) Ter adquirido certo grau de instrução, que servirá para se lançar ao estudo de temas e aplicar na vida;

7ª) Ter adquirido certo grau de cultura, para valorizar a arte;

8ª) Ter um senso de telefinalismo para a vida, a evolução, o universo e tudo mais.

Embutindo em vida organizada podemos incluir: viver num país sem conflitos armados, epidemias, fome aguda, catástrofes climáticas e coisas do tipo. Alguns desses itens dependem do indivíduo - outros das condições. Mas no fundo, em sua essência, podemos dizer que o resultado de cada vida é devido ao merecimento do indivíduo. Isso no entanto não significa que os mecanismos sistêmicos de rearranjos coletivos devam ser deixados de lado, de modo a não ajudar as pessoas que mais necessitam - e sim que eles devam ser reformulados para que exprimam de modo mais claro, certeiro e potente a vontade que vibra dentro de cada alma pura, que vê com clareza e pensa com fluidez.

Tudo pode ser usado para melhorar o mundo. É só uma questão de filtrar - ou seja, separar o joio do trigo.

Fig.2: Com a evolução iniciar-se-á a desmaterialização do ser, cuja existência será cada
vez mais fluídica, imaterial, sutil. Com isso a comunicação irá se tornar cada vez mais telepática. 
Das ondas acústicas às ondas eletromagnéticas à comunicação quântica, não-local. Tudo 
representa sentidos mais apurados, interiores. A deficiência será superada - e o entendimento será garantido.

Há muitas séries e filmes ruins. Mas quem estiver orientado, chegará aos filmes e séries que realmente valem a pena ser vistos. E a partir de sua experiência audiovisual, irá transmitir indiretamente, através de seus gestos, métodos pedagógicos e de pesquisa, palavras, organização do lar, tudo que absorveu. O mesmo vale para músicas, livros, pessoas e todo produtos e serviços que existem. 

Cada item, cada recurso monetário, cada conhecimento, cada dom...cada coisa deve ser usado, direta ou indiretamente, para servir Deus. Isso significa usar tudo com propósito evolutivo. Canalizar as experiências na medula, e com isso chegar a novas visões que trarão ideias revolucionárias, gestos cândidos e atitudes firmes e fortes, construindo uma jornada cada vez mais retificada, invulnerável às distrações mundanas que tanto oneram.

Voltemos às questões finais da noosfera. Elenquei algumas questões importantes no último ensaio. Irei responder brevemente uma a uma:

  • O surgimento da noosfera é iminente?
Considerando que se trata de uma progressão na evolução do espírito (e por consequência da humanidade, que é a forma que o espírito se veste atualmente em nosso grau evolutivo), é inexorável que em algum momento uma civilização, para evoluir, chegue nesse estágio de desenvolvimento coletivo. Não há como atingir planos superiores se não forjarmos uma esfera coletiva que permita um trabalho coletivo da mente humana. 

Os sentimentos estão confusos, em desacordo porque não se ajustam corretamente; os pensamentos são confusos e servem a emoções momentâneas ou instintos baixos; as ideias são incompletas, confusas, aplicadas a questões específicas (mesmo que amplas dentro de seu macrocampo); as teorias científicas não se casam por não aceitarem transcender sua forma mental; as filosofias de digladiam elegantemente sem mirar a transformação dos participantes; as religiões se prendem a práticas obrigatórias que não respeitam a integridade do indivíduo, conformando almas ao invés de despertá-las. 

Mas é possível que coloquemos tudo a perder nesse momento - por não termos conseguido formar uma massa crítica que pudesse reverter o rumo dos acontecimentos. Nesse caso seriam mais alguns milhares ou dezenas de milhares (ou milhões) de anos para retomarmos ao ponto em que chegamos nesse planeta. Isso é triste. No entanto, almas adiantadas que tudo fizeram terão um lugar melhor reservado - de uma forma ou de outra.

Para o planeta evoluir as criaturas que perseveram na ignorância devem ser realocadas para orbes mais adequados à sua personalidade. Aí serão professores de criaturas primitivas, ajudando-lhes seu progresso. Isso é justo e adequado, uma vez que quem está persistindo em se manter numa forma mental muito retrógrada demonstra que não deseja ir para o próximo estágio - sendo portanto sua presença de grande utilidades para locais muito atrasados de nossa galáxia.

Mas de alguma forma, em algum momento, a noosfera deverá ser formada aqui - e em todo mundo que chega num patamar superior. A questão é se será formada agora, para quem irá permanecer, ou se haverá um adiamento - não se sabe de quanto tempo.

Ou seja, livre-arbítrio deve ser usado da melhor forma agora - isto é, alinhado com a Lei. Não podemos cair no fatalismo, pois ele pode servir para a tragédia de uma forma (vai dar tudo certo independentemente de minha atitude) ou da outra (vai dar tudo errado mesmo).
 
Devemos orientar ao máximo possível a formação da noosfera. Isso depende fundamentalmente da capacidade que temos de compreender uns aos outros. É imperativo alinhar nosso objetivo e hierarquizar nossas prioridades

  • A noosfera se tornará consciente, isto é, terá sua independência?
Se considerarmos que atingiremos um modo coletivo de vivência - que implica numa forma mental colaboracionista - sem dúvida criaremos um corpo coletivo consciente. E ser consciente é ser independente. Independente no sentido de conseguir ditar seu próprio rumo, com ciência das consequências de cada ato. 

Pode-se usar o corpo humano como exemplo: todos nossos sistemas (nervoso, muscular, digestivo, respiratório, circulatório, ósseo, epidérmico, etc.) funcionam perfeitamente em condições normais. São trilhões de células diferentes, organizadas em subsistemas e subsistemas menores, que cumprem sua função em consideração ao todo - e nada lhes falta. O organismo como um todo, se tornado consciente de si, se torna independente - apesar das células estarem 'presas' ao seu dever - que no fundo é o melhor para cada uma delas. Interpretado dessa forma podemos considerar que a noosfera se tornará consciente - isto é, terá um comportamento automático ditado pela consciência coletiva que a plasmou.
Fig.3: Estamos convergindo para a formação de uma consciência elevada. 

  • Como preservar a liberdade individual com a construção de um superorganismo como esse?
Somos livres para fazer o que quisermos. Isso é um princípio sagrado. A Lei funciona assim. No entanto, quem desejar viver apartado de uma sociedade mais evoluída (em todos sentidos) será apenas livre para expandir suas particularidades, mas jamais atingirá o grau evolução que poderá ter numa sociedade orgânica. 

As restrições são boas se tiverem um propósito superior. Isso é o que significa a noosfera e a nova civilização que estará conectada a ela. Lei só representa escravidão em dois casos: (a) o indivíduo quer exercer um egoísmo (vício) ou; (b) o indivíduo evoluiu e consegue conceber uma nova forma de vida que a organização atual não é capaz de dar devido às suas restrições. A maioria da humanidade desejaria ter liberdade para seguir seus instintos mais baixos - isto é, não usar as condições para se elevar, mas decair no gozo. Spinoza já falava sobre isso (o que é liberdade).

Viver isolado só é vantajoso de um ponto de vista individual, mais restrito. Fazer coisas maravilhosas - que pode despertar nosso espírito, dar sentido ao nosso trabalho, dar conforto para irmos mais longe, economizando tempo - depende da coletividade: viajar, se comunicar, se alimentar bem, ter água quente e uma moradia confortável e etc. Basta saber usar as coisas. Usar é a palavra-chave. Como diria o sábio Huberto Rohden:  Nem recusar, nem abusar - e sim usar.

De modo que sim: haverá liberdade na noosfera. Mas quem quiser ser livre a seu modo sofrerá as consequências de sê-lo. Consequências naturais, e não impostas.

Fig.4: Outros pensadores, aos poucos, começam a chegar à teoria de Ubaldi, que consegui esclarecer
definitivamente a questão do livre-arbítrio e do determinismo em seu volume O Sistema.
Fonte: [1]
  • O que a noosfera implica para o ser humano?

Novos valores. Porque uma esfera desse tipo, para ser corretamente usada, deve ter como usuários criaturas à altura. É preciso saber acessar e usar esse conhecimento, caso contrário será inútil (não-acesso) ou destrutivo (abuso ou recusa), como tudo na vida. 

Deve surgir uma nova ética. Porque cada salto evolutivo humano requer um novo sistema de relações entre as pessoas (valores) e uma nova conduta para com o outro e o meio (ética). O grau de cooperação cresce à medida que o organismo se torna mais numeroso e complexo - sem o qual ele não pode sobreviver e evoluir.

Ubaldi discorreu muito sobre o tema da ética em seu volume Princípios de Uma Nova Ética. Lá está o fenômeno, o significado psicológico, os desafios e os métodos a serem usados para orientar cada um, em linhas gerais. Cabe às ciências da mente (psicologia, psiquiatria) conduzirem seus estudos partindo de premissas cósmicas, pautadas no telefinalismo e evolucionismo de Pietro Ubaldi. 

O desdobramento frutuoso da noosfera depende de cada indivíduo - o que ele pensa, como ele pensa, como ele faz, difunde, vive e sente. Cada um pode fazer algo. Se todos estiverem conscientes, será iniciado um movimento em prol do melhor para tudo e todos. 

É essencial recorrer à obra de Teilhard de Chardin, pois dentre os três pensadores citados no último ensaio, ele é o único cuja visão dá um sentido absoluto ao fenômeno. Ele é científico mas vai além do ceticismo; ele é lógico mas adentra na intuição; ele parte do material mas eleva-o até o cume da desmatreizlização, onde ocorre a gênese do novo e intangível.

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