No ano passado idealizei e formulei meu 2º curso de extensão. Ele representa um aspecto mais concreto, no terreno prático, dos conceitos apresentados em meu 1º curso (Iniciação à Ciência de Sistemas). Mais voltado para a produção de textos, exposições orais e pesquisas transdisciplinares do que a formulações analíticas e simulações de fenômenos, as quarenta horas de curso visam dar uma percepção mais profunda sobre as problemáticas sócio-ambientais. Esse esforço é titânico considerando as dezenas de distrações cotidianas às quais o autor é submetido. Distrações que, somadas às burocracias e rituais sociais obrigatórios, tornam as criações voltadas para o ideal mais desgastantes, por sobrar pouca energia e tempo para construções efetivamente úteis, situadas em outro plano.
A questão equitativa leva à distributiva (socialismo). A questão de viabilidade leva à maturidade (realismo). A questão de suportabilidade leva à sustentabilidade (ecologia). |
Para uma difusão, pretendo colocar nesse espaço as aulas expositivas e deixar registrado as impressões (capturadas), as ideias (construídas) e as opiniões (manifestadas) ao longo desse período de 12 semanas.
Trata-se de um projeto para uma humanidade futura, que saiba se lançar de forma intensa em projetos mais amplos, com foco em trabalhos colaborativos, fazendo uso correto das tecnologias - ao invés de ser dominada pelas suas atratividades distrativas e desorientantes. E também para o futuro dos cursos (técnicos e de graduação), que poderão incorporar em suas grades horárias uma série de disciplinas-síntese, de caráter orientador e colaborativo - sem perder o foco da especialização. Assim tem-se a oportunidade de integrar efetivamente conhecimento acadêmico com sabedoria popular.
Esse homem lançou as bases. Estamos redescobrindo-as! Para reconhecê-la, precisamos atingir o mesmo sentimento pelas vias da razão. |
Esse trabalho representa, portanto, uma possibilidade futura - que deverá encontrar terreno cada vez mais propício para se desenvolver e possibilitar a construção de mundo mais consciente e integrado. Aqueles que continuarem essa linha, embalando-a com o mesmo espírito que animou os pioneiros que participaram dele, serão os herdeiros por direito e trabalhadores por dever.
E assim o progresso humano se dá.
Em breve as videoaulas do curso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário