Minha intenção aqui é expandir e divulgar o curso de extensão que atualmente ministro na minha unidade de ensino. Disponibilizar através da rede o curso servirá para expandir o curso pelo universo virtual, informando o que está sendo feito, de que forma e com qual propósito.
Dado o iminente colapso civilizatório que nos aguarda, algum leitor já bem ciente da gravidade da situação pode se perguntar o porquê de se realizar um curso (ou informar as pessoas) se tudo já está perdido e não é possível reverter as consequências que plantamos ao longo das últimas décadas. Devo dizer que, de fato, o ponto não é esse. A questão sempre foi o cumprimento do dever, independentemente da situação exterior, sistêmica, global.
Não é possível ficar parado com a simples justificativa do fato consumado. Mesmo porque nossa individualidade não perecerá - e tende a se expandir com seu aumento de experiência. É a partir desse prisma que as pessoas (já esclarecidas) devem realizar suas obras.
Dado o iminente colapso civilizatório que nos aguarda, algum leitor já bem ciente da gravidade da situação pode se perguntar o porquê de se realizar um curso (ou informar as pessoas) se tudo já está perdido e não é possível reverter as consequências que plantamos ao longo das últimas décadas. Devo dizer que, de fato, o ponto não é esse. A questão sempre foi o cumprimento do dever, independentemente da situação exterior, sistêmica, global.
Não é possível ficar parado com a simples justificativa do fato consumado. Mesmo porque nossa individualidade não perecerá - e tende a se expandir com seu aumento de experiência. É a partir desse prisma que as pessoas (já esclarecidas) devem realizar suas obras.
Figura 1: Diagrama que relaciona a tríade composta pela biosfera, pela humanidade e pelo seu sistema político-econômico. |
Adotei como logotipo do curso um diagrama de Venn* com três conjuntos: ambiente, sociedade e economia.
O primeiro representa o planeta em seu aspecto fundamental, automático e já perfeito, a natureza (hilosfera + biosfera); o segundo se refere à nossa espécie, cujo foco é desenvolvimento humano; e o terceiro representa o sistema (que na verdade seria o par economia-política) coletivo que deve viabilizar nosso progresso.
Sustentabilidade seria a intersecção dos três domínios hierárquicos, desde o mais fundamental e perfeito (natureza infra-humana) até o mais complexo e imperfeito (natureza humana).
Um diagrama mais próximo à realidade (ecologia profunda) revela que estamos contidos no meio - e nossos sistemas estariam contidos em nós.
Figura 2: Diagrama da ecologia profunda, mostrando que os agentes interpenetram e interdependem. |
Podemos então inserir um eixo normal à folha (em z), no qual cada nova construção perde em área (menos fundamental) e ganha em altura (mais complexo, maiores possibilidades).
Esse aspecto será percebido à medida que o curso avança. Recomenda-se a leitura aprofundada de relatórios e a leitura da biografia de personalidades que possibilitaram saltos na compreensão de nosso papel no universo.
O conhecimento de ciência sistêmica (tenho um curso especialmente dedicado a ela) é igualmente importante. Nela podemos esclarecer o que é: não-linearidade, realimentação, atrasos, emergência, sinergia, variáveis, modelos, etc.
A questão da energia é igualmente vital, já que a nossa espécie é dependente da mesma para executar sua evolução. Aliás, trata-se de algo fundamental à vida em si. No livro A Grande Síntese percebemos como o papel da eletricidade globular, aliada a certas condições atmosféricas - muito singulares - e à presença de elementos químicos como carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e azoto (em proporções precisas!) colimou na gênese da vida: eis os primeiros seres unicelulares. A energia é um elemento fundamental para compreender-se a gênese dos seres orgânicos.
Nosso sistema econômico é uma extensão da biologia no sentido de buscar sempre otimizar os processos, gerando mais bem estar (teoricamente) com menos recursos. O que percebemos é que ele vêm falhando nessa tarefa. Por que? Por não atualizar seus modelos. Nesse sentido é preciso fazer uma reformulação dos conceitos mais fundamentais, que embalaram nosso doloroso progresso nos últimos 400 anos.
É nesse contexto que surge esse curso. E é com a finalidade de ajudar a mim mesmo e as outros que ele irá crescer.
1. FUNDAMENTOS
1.1. Educação ambiental__________________________(aula expositiva)
1.2. Desenvolvimento econômico___________________(aula expositiva)
1.3. Limites do crescimento________________________(aula expositiva / 1º debate)
1.4. Ecologia____________________________________(palestra)
2. ENERGIA
2.1. Conceitos___________________________________(aula expositiva)
2.2. Formas de energia____________________________(aula expositiva)
2.3. Energia e economia___________________________(aula expositiva)
2.4. Energia e conflitos____________________________(aula expositiva)
3. JOGOS AMBIENTAIS____________________________(atividades lúdicas)
4. PRINCÍPIOS DA BIOECONOMIA
4.1. Economia política como extensão da biologia_________(aula expositiva)
4.2. Termodinâmica versus mecânica___________________(aula expositiva)
4.3. Desigualdades, limites e ética______________________(aula expositiva)
4.4. Quo Vadis Homo Sapiens sapiens?__________________(apresentação / 2º debate)
Devo disponibilizar trechos dos debates, da palestra, dos jogos e as apresentações.
Até breve !
* Diagrama de Venn. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Venn>
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