domingo, 2 de fevereiro de 2014

DETERMINISMO versus ACASO

Eu e meu pai, em nosso estado de seres apartados (mas felizes e abertos à vivência), geralmente temos debates filosóficos informais aqui em casa. Debates esses que não chegam a ser aprofundados como aqueles conduzidos por gente formada e atuante na área, mas que são suficientemente intrigantes. Um dos assuntos que surgem ocasionalmente em nossas conversas é a aleatoriedade.

Existem pessoas que ignoram a aleatoriedade – também conhecido por processos estocásticos, ou seja, acontecimentos que tem origem em processos não-determinísticos. Para elas o estudo de probabilidades é uma “acochambração” de algo que desconhecemos. Por exemplo, se formos jogar na loteria, não somos capazes de obter uma expressão matemática que defina qual será a sequência de números sorteados. Mesmo com várias entradas (condições climáticas, geometria das bolas, pessoas presentes, dados passados, etc), não há pessoa capaz de levantar uma Lei que pode estar regendo esse tipo de fenômeno. Logo, a única coisa que podemos fazer é calcular as probabilidades de tal evento ocorrer. Damos uma nuvem de pontos possíveis. Não um ponto. Isso caracteriza desconhecimento do fenômeno. Imprecisão. 



Não somos fantoches. Apesar de frequentemente nos
deixarmos conduzir por forças estranhas.
Se considerássemos um mundo perfeito, ou seja, um mundo onde todos os fenômenos pudessem ser descritos sem erros, seria possível criar um modelo para qualquer acontecimento. Inclusive uma equação para saber que sequência de números será sorteada no próximo jogo de loteria. E talvez um dia – daqui a milhares e milhares de anos – cheguemos a esse mundo perfeito (ou quase). E esse mundo perfeito não depende exatamente da transformação exterior do dito cujo, e sim de nossa PERCEPÇÃO dos fenômenos, que passará a ser cada vez mais apurada. Mas não se animem! Porque ao mesmo tempo que atingirmos um conhecimento de tal ordem, esse conhecimento tenderá a se democratizar (conforme sempre se dá ao longo dos séculos), e seria tão insustentável quanto insensato mantermos casas de jogos de qualquer tipo. Por que? Simplesmente porque quando for do conhecimento de muitos as (digamos) técnicas de ganho, seria impossível pagar quantias para preencher a quantidade total de prêmios. Em suma, os jogos tendem a desaparecer por completo à medida que o conhecimento e a sabedoria humana progridem. E essa tendência vai de acordo com os ensinamentos morais de um ser que passou por este planeta há 2 mil anos.

Bom...quanto a outros aspectos, se voltarmos alguns séculos na História, iremos nos deparar com fenômenos que eram atribuidos ao sobrenatural. A transformação dos elementos, por exemplo – uma área da alquimia, que mais tarde se tornou a nossa química. Ou as eclipses. Desconhecíamos os movimentos dos corpos e os fluxos de energia. E com isso o que hoje é considerado determinístico antes era domínio do sobrenatural ou do acaso. Mais do primeiro, pois o estudo da Probabilidade começou a se sistematizar com o progresso das ciências determinísticas como a Física, a Química e a Matemática.

Com base no desenrolar da História, observa-se um fenômeno interessante: aquilo que pertencia ao desconhecido passa para o campo do conhecido (pelo menos em termos macros). O acaso vira determinismo. Mas ao mesmo tempo, por mais que hajam estudos sendo conduzidos em várias áreas, o acaso permeia nossa existência. E muitas instituições tiram proveito da ignorância das pessoas, que em sua maioria desconhecem detalhes de Probabilidade e Estatística. As pessoas são alimentadas – via propaganda – pelo famoso sonho de que a sorte pode chegar. Mera ilusão. Pois observa-se que se isso fosse verdade, os cassinos, os governos e as casas de jogos “undergrounds” iriam à falência (isso pode ocorrer apenas em casos nos quais os donos cometem algum deslize nas leis jurídicas ou de probabilidade ou de bom senso). 



Somos livres, mas sevemos sê-lo com consciência.
No final das contas não se trata de ser pró um ou pró-outro. Se trata simplesmente de uma PERCEPÇÃO do mundo à nossa volta. Esse constante aprimoramento do nosso ponto de vista sobre as relações e fenômenos é o que confere uma dinamicidade ímpar e maravilhosa entre determinismo e acaso.

A Natureza é muito mais fácil de ter suas Leis sistematizadas. E de fato a História demonstrou isso (Galileu, Kepler, Newton, Kelvin, Einstein, Eddington,...). Por isso a matemática é tão permeável nas ciências naturais. Por outro lado, as relações sociais e afetivas são muito refratárias à matemática (ou melhor, vestir as ciências sociais com a matemática é muito mais difícil). Porque somos incapazes de descrever com precisão como devem se desenrolar as relações humanas. Não é à toa que estudos avançados – ainda engatinhando – no campo social fazem uso de uma matemática baseada nas teorias de probabilidade e estatística. São faixas, e não pontos, as repostas a perguntas que envolvem variáveis sociais. Por mais precisas que elas (perguntas) sejam, não é possível afirmar com certeza qual será a resposta. Isso, a meu ver, derruba a tese de que as Ciências Humanas são uma área fácil – me refiro ao que essa área pode ser em sua máximas possibilidades e não em como ela é encarada por muitos que aspiram uma formação mais “light”.

Eu diria o seguinte: quanto mais aleatório algo, mais profundo o fenômeno; quanto mais determinístico, mais desvendável. É claro que essa suposição é superficial e tem boas chances de estar equivocada. Mas eu creio nela porque parece haver uma sequência de descobertas que deve obedecer uma ordem universal. Essa sequência começa pelo exterior (fenômenos mais grosseiros e perceptíveis, físicos), e segue infinitamente até o interior (fenômenos sublimes que envolvem sentimentos espirituais).

Mas independentemente do tipo de CONHECIMENTO com que nos afinizamos, devemos sempre aplicá-lo em prol do bem de tudo e de todos. Isso é SABEDORIA.

No início tudo é acaso e obra do sobrenatural.
No infinito tudo será determinístico e percebido como uma Lei divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário