O público voltou a 6 (mais um ouvinte). O curso é comentado em alguns círculos. Eu não divulgo. Apenas sigo o curso dos acontecimentos, dando as aulas e comentando. Porque experiências passadas revelaram que propaganda tem pouco poder de atração a longo prazo. Silêncio e dedicação, por outro lado, se atraírem, retém e transformam.
Existe um turbilhão de conceitos que passam pela minha mente à medida que vou falando durante as aulas. Preciso controlar essa tensão, retendo-a, de modo a não descarregar grandes correntes no discurso, o que pode causar mais confusão do que compreensão. Dura é a tarefa, pois à medida que discorro o tema começam a surgir ramificações transversais que abraçam temas diversos e, paralelamente, ramificações para o alto, que dão uma visão mais vasta sobre o assunto. Controlar isso é difícil e exige paciência - as ideias fervem e a intensidade reflete parte desse dinamismo interior.
Disponibilizei vários vídeos e artigos, relacionados direta ou indiretamente, aos temas tratados. Isso há de ajudar a turma na elaboração do trabalho.
Eu deveria ver mais à fundo alguns temas antes de tratá-los. Ao mesmo tempo, mesmo sendo possível, não há tempo de explicar pormenorizadamente alguns resultados. Esbocei o diagrama (modelo) de um sistema de dois estoques: o primeiro era um renovável limitado por um não-renovável (a); e o segundo um renovável limitado por um renovável (b). Apresentei os estoques, seus fluxos (e tipos de fluxos) e lógicas de realimentação (o porquê de serem positivas ou negativas, e de suas conexões). Eis a estrutura do sistema.
Após explicar detalhadamente a estrutura do sistema, elemento por elemento (análise) e depois fornecer um panorama geral (síntese), pude mostrar alguns gráficos que revelam o comportamento do mesmo dados certos parâmetros. Estes são números que caracterizam lógicas de realimentação (ex: metas), fluxos (ex: taxas), entre outros. E condições iniciais (estoques e fluxos no tempo zero). Assim pode-se começar a permear a mente dos alunos com termos comuns à engenharia, mas que são muito mais abrangentes, indo além do universo dos fenômenos físicos.
Irei continuar esses conceitos e exemplos na aula seguinte, e logo colocar o pé em modelagem e simulação.
Disponibilizei vários vídeos e artigos, relacionados direta ou indiretamente, aos temas tratados. Isso há de ajudar a turma na elaboração do trabalho.
Eu deveria ver mais à fundo alguns temas antes de tratá-los. Ao mesmo tempo, mesmo sendo possível, não há tempo de explicar pormenorizadamente alguns resultados. Esbocei o diagrama (modelo) de um sistema de dois estoques: o primeiro era um renovável limitado por um não-renovável (a); e o segundo um renovável limitado por um renovável (b). Apresentei os estoques, seus fluxos (e tipos de fluxos) e lógicas de realimentação (o porquê de serem positivas ou negativas, e de suas conexões). Eis a estrutura do sistema.
Após explicar detalhadamente a estrutura do sistema, elemento por elemento (análise) e depois fornecer um panorama geral (síntese), pude mostrar alguns gráficos que revelam o comportamento do mesmo dados certos parâmetros. Estes são números que caracterizam lógicas de realimentação (ex: metas), fluxos (ex: taxas), entre outros. E condições iniciais (estoques e fluxos no tempo zero). Assim pode-se começar a permear a mente dos alunos com termos comuns à engenharia, mas que são muito mais abrangentes, indo além do universo dos fenômenos físicos.
Irei continuar esses conceitos e exemplos na aula seguinte, e logo colocar o pé em modelagem e simulação.
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