terça-feira, 24 de outubro de 2017

Absoluto e relativo

A lógica é algo relativo e (portanto) progressivo no tempo. Ela também é relativa à cultura e ao local*. Tem-se assim algo que tende a um destino, e por isso está sempre se expandindo, se sofisticando, se refazendo

À medida que escalamos a montanha evolutiva, a visão se torna mais completa, as experiências ganham novos significados - especialmente as de dor. Mas essa visão só poderá ser compreendida com um mínimo de sabedoria. Algo que vá além das obviedades estatísticas e das falas com verniz de cultura. É questão de ter impresso na alma a experiência íntima do que significa dilatar a consciência.

Muitos negam a existência do absoluto por questões históricas. A multimilenar vivência da humanidade, com suas civilizações politeístas da Antiguidade e sua fé monoteísta da Idade Média, deixou impresso no subconsciente humano algo atávico, que absorveu todas as experiências ruins de uma sociedade centrada na religião, no misticismo, na crença, no sentimento, e reproduziu-as na memória, de forma a tornar os gritos de desespero de eras passadas em ecos infindáveis. Ecos que  se espalham como fogo em floresta seca assim que se ouve algum tipo de afirmação que parece (parece) invocar todos os costumes e mentalidades de uma era desprezada - com a falsa impressão de superação. Assim que se questiona a razão e - com ela - a questão do relativismo. 

Teoria da Queda. O volume é - como
todos outros - resultado da vida do autor,
que o foi não apenas de livros, mas sim
de seu próprio destino. 
É impressionante, mas muitos de nós não nos damos conta de que, aplicando os próprios métodos lógicos da mente racional-analítica, desnudamos o mito de que "tudo é relativo". Um vídeo visto recentemente pode esclarecer isso de forma cristalina [1]. Vejamos com a fria mente racional o que ela própria afirma (em muitos casos): toda verdade é relativa. O que nos leva a concluir que não há verdade absoluta. Mas isso torna a afirmação "toda verdade é relativa" uma negação de si mesma, uma vez que ela deve ser relativa também. Vence-se (digamos assim) a ganância da razão com suas próprias ferramentas. E é assim que opera o intelecto luciférico - se não foi guiado por uma inteligência superior, de outro plano. Inteligência em seu sentido lato, mais abrangente do que se pode conceber.

É fato que a relatividade existe em nosso universo material. No entanto, isso não a torna absoluta. Da mesma forma, é verdade que 50 milênios antes de Cristo (por exemplo) nossa espécie vivia em cavernas, vivia de caça, morria cedo, era refém das intempéries da natureza e não possuía nem sequer noção de associações baseadas mais no comércio e produção (força econômica) do que na agressão física do mais forte pelo mais fraco (força bélica). No entanto, isso não significa que não existia a possibilidade das pessoas se organizarem, criarem leis que garantissem um mínimo de justiça, de proteção; que poderiam ser criadas instituições econômicas, tecnológicas, políticas, entre tantas outras. Tudo estava presente em estado latente. Mas o grau de consciência impossibilitava a implementação de uma organização mais colaborativa

Muitos negarão a existência do absoluto afirmando do perigo que representaria se tal mentalidade começasse a ser admitida pelo íntimo coletivo da humanidade. Alguns começariam a vestir suas afirmações (relativas) com ares de absoluto, apoiados na disseminação dessa nova mentalidade. Seria semelhante à era medieval, a idade da fé. Até esse ponto está tudo correto (e eu concordo). Mas aí não foi ponderado um elemento essencial: a evolução. O conceito de Deus é relativo e progressivo no tempo. Quanto mais próximo de Deus, mais sabiamente usa-se as afirmações sagradas. Porque conhece-se melhor a Sua Lei.

Apontar para o Absoluto, sentindo seu domínio sobre todos os destinos do Universo, do átomo ao conglomerado de galáxias; da ameba ao super-homem; do abecedário às produções literárias sublimes da ciência, da filosofia, da arte, da religião; etc, é um despertar intenso para uma realidade que está oculta à mente racional, que disseca a realidade, criando fronteiras e limites - pois ela própria é limitada. Não significa vestir sua verdade de absoluto, mas orientá-la da melhor forma possível para o infinito e eterno, tornando-a artífice da evolução individual, que fatalmente transborda em irradiação virtuosa que desperta partículas do coletivo igualmente sedentas por algo a mais - algo jamais apresentado pelo mundo, algo que nunca é demais...pois não é limitado. Estamos diante de uma das maiores questões da civilização - que pode transformá-lá, pela primeira vez, de forma efetiva, em algo substancialmente mais depurado. É o grau de consciência intuitivo-sintético, que vê a Verdade em breve visão. Breve mas suficiente para magnetizar o ser num amplexo de amor indescritível para o vocabulário hodierno. 

Reflitamos um pouco.

Quando uma criança ganha um novo brinquedo, seu ânimo é muito grande - por vezes exagerado - e os primeiros momentos com sua nova distração são intensos. Nada no mundo será capaz de afastá-la de suas atividades envolvendo o novo objeto. Ela, que nunca o teve, acredita - naquele instante- que jamais será tão feliz quanto naquele momento - e jamais será tão infeliz caso lhe tirem aquilo no mesmo instante. Mas só se passa o pensamento positivo na cabeça do pequeno. Á medida que o tempo passa, o brinquedo começa a não parecer mais tão interessante. Brinca-se com ele, mas sem o mesmo ânimo. Passado mais um tempo vê-lo se torna algo enjoativo, e nesse momento deseja-se algo diferente. No caso de um adulto a experiência é semelhante. Apenas a escala de tempo é maior. E o que se almeja tem alguma utilidade. No entanto a experiência (o seu fim) pode ser tornar mais violento, especialmente no mundo das instituições humanas, nas organizações e nações. Corre-se atrás de ilusões. Morre-se por ilusões. Desvia-se o rumo traçado em busca dessas ilusões. A Bhagavad Gita o revela. O ponto é o seguinte: quanto mais completo é algo, maior seu magnetismo à medida que o tempo passa.

Grandes obras, grandes projetos de vida, trabalhos inundados de significado, relações integrais, com diálogo, sinceridade, afetividade, respeito, esforço físico, mental e espiritual, tem alicerce que garante a propagação muito além do prazo estipulado pela mente humana, que só crê nas limitações dos instintos por acumular (e re-acumular) aspectos negativos de experiências diversas. Muitos desses aspectos são negativos sim...na superfície. Apenas uma leitura mais profunda da realidade já preenche a nossa alma de paz. Porque traz compreensão dos fenômenos. Dá-lhes significado ímpar. 

Quem se sente mais próximo do Absoluto deixa de se atrair por uma miríade de coisas que antes lhe eram imprescindíveis. É tão simples (de compreender) e tão difícil (de descrever). É uma realidade concretizável tão próxima - para os empenhados em se transformar - e tão distante - para os desesperados em se garantir. Muitas tarefas fazemos por medo, por seguir uma tendência coletiva instintivamente, sem jamais nos perguntar o porquê. Às vezes, sem fazer um exame de consciência [2]. Fazer por temor indica que precisamos de um agente externo impiedoso e poderoso, onisciente, onipresente e onipotente. O Deus do monoteísmo. E indica também que somos imperfeitos permanentemente - com a necessidade de sempre sermos movidos por castigos e recompensas. Essa concepção é superada por completo com o monismo. Passa-se a obediência da Lei de modo natural. Algumas atividades do mundo se preservam (ex: trabalho com algum significado), e se tornam mais intensas em significado; enquanto outras (ex: comer em excesso, compras desnecessárias, sociabilização superficial,...) se reduzem vertiginosamente - e até se extinguem. Resultado dessa transição íntima só pode ser mais tempo livre (disponibilidade) e energia disponível (vigor) por libertação de "obrigações", antes necessárias, agora desgastantes. Caminha-se para o necessário. O essencial. E assim coloca-se tudo da dimensão espaço-tempo à serviço dessa nova concepção do Todo - inclusive da própria vida. Transformação completa. 

Diagrama extraído de [4]. Sintetiza muito bem o conceito
por trás da Obra de Ubaldi. E destaca o papel de Jesus
Cristo: revelar o Absoluto para os relativos sedentos
de salvação.
Quando se sente o Absoluto, cada gesto, cada pensamento, cada instante, cada quantidade energética, cada recurso monetário,...cada coisa do mundo deve ser dotado de sentido. Fama, riqueza, prazer passam a ser vistos como agentes ilusórios que atormentam a mente incessantemente e, se alcançados, logo se desvanecem, deixando de herança um vazio desolador que queima a alma. Esta por sua vez se desespera e corre atrás de outras ilusões, com outras formas, repetidas vezes,...E assim as experiências se acumulam. 

Quem encontrou não busca mais. Sente no íntimo uma alegria. Traz serenidade no olhar, na fala, nos gestos. Cumpre suas atividades alegremente. Se enriqueceu ao se libertar dos desejos. Quem não encontrou vive no torvelinho das sensações, na imposição das obrigações, na desobediência às leis da vida. Aquele que encontrou se pauta pela seletividade consciente; quem está em busca, está na se expandindo inconscientemente [3]. Quanto mais cedo for o despertar, mais plena será a jornada - rumo ao Absoluto.

Algumas analogias podem facilitar a visão:

"O Pai está em mim, e eu estou no Pai. Mas o Pai é maior do que eu sou."
Jesus, o Cristo.

"O Absoluto está no relativo, e este está no Absoluto. Mas o Absoluto é mais do que o relativo."

"Deus está no diabo e o diabo está em Deus. Mas Deus é (muito) mais do que o diabo."

Para compreendê-las, apenas o estudo profundo da Obra completa. Feliz ou infelizmente. 

Na pobreza dessas (minhas) palavras, findo com palavras muito mais poderosas, que podem despertar alguns:

"É a evolução do espírito que traça e supera os limites do conhecimento, situando-o diversamente em seu progredir, até ao ponto no qual a unificação com a fonte de emanação, que encontramos no vértice do fenômeno místico, torna-se também unificação, numa única verdade humanamente absoluta, dos divergentes aspectos sob os quais se contempla o relativo. Assim, às diferentes fases da evolução espiritual correspondem diversos graus de conhecimento e diferentes aproximações de revelação da verdade."

Ascese Mística - Pietro Ubaldi


Observações
* Cultura e local podem estar relacionados profundamente. Porém isso não significa que são a mesma coisa. Uma cultura pode estar localizada em múltiplos ambientes que combinem certas condições.

Referências
[1] https://www.youtube.com/watch?v=k8wDpq6P9fw
[2] Hannah Arendt esmiúça essa questão em suas observasões sobre a Banalidade do Mal.
[3] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2014/11/um-ciclo-duas-fases-piramide-expansiva.html
[4] https://www.linkedin.com/pulse/da-queda-%C3%A0-salva%C3%A7%C3%A3o-fernando-passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário