O que são as coisas do mundo além de meios para atingirmos fins mais elevados? O que são as experiências humanas além de períodos de sensações, ganhos de conhecimento, conquistas ou fracassos - temporários e tangíveis - para elevarmos nosso Ser a um patamar mais alto de consciência? O que é a vida a não ser um meio que deve se desgastar para criar graus de consciência cada vez mais elevados?
Nada neste mundo deve servir a si mesmo. A vida nada mais é do que uma manifestação de um princípio superior, imaterial, consciente, individual, que anima a matéria, dando-lhe forma, sentimentos e capacidade de pensar. O que se desgasta ao longo de nossa existência - uma de muitas! - é o físico, o material. A consciência em nada se desgasta. Apenas adquire experiências e com elas, conforme souber reagir à dor, adquire maior grau de maturação evolutiva, assimilando toda a série de ganhos e perdas do mundo para se libertar. Cada vez mais. Cada vez melhor.
A Sétima Arte (O Cinema) pode ser um dos meios mais potentes para elevar o ser humano a um grau de compreensão mais profundo da realidade, partindo da vida das pessoas. Na telona vemos uma história se desenvolver; personagens incorporando o roteiro, dando vida ao que está escrito; ouvimos uma trilha sonora que acompanha o palpitar da história contada, revelando o indescritível, transmitindo a potência dos sentimentos que guiam nossas ações nesse mar de formalidades que se tornaram demasiadamente estáticas e errantes. Isso tudo, aliado à capacidade de concentração propiciada pela telona - uma sala escura, em silêncio, onde sua concentração é máxima - pode ser um bom servo: uma seta para o infinito.
As possibilidades eram inumeráveis. Os personagens, poéticos, intensos, profundos. |
La Meglio Gioventù é um filme italiano de 6 horas, separado em quatro minisséries de 1h30 cada, que pinta um quadro dinâmico de uma família e alguns personagens - e um país, um mundo, com sua forma de vida e instituições. Um quadro que se incia em 1966, quando Nicola Carati e Matteo Carati, irmãos de uma família de classe média italiana de quatro filhos, inesperadamente alteram a rota de suas vidas para resgatar (ou tentar) uma moça - Giorgia - de uma instituição psiquiátrica cujo tratamento dado aos pacientes era duvidoso.
Nicola, estudante de medicina. Brincalhão mas responsável. Seu equilíbrio se revelará ao longo das décadas, com as surpresas e os golpes da vida.
Matteo, estudante brilhante. Rapaz forte, inteligente, e com uma vontade de justiça muito acima da média, o que leva a constantes conflitos com o mundo.
Os personagens estão definidos. O meio está dado. A trajetória de cada um seguirá leis determinadas pela essência de suas personalidades, inexoravelmente, levando a destinos diversos, mas com um ponto em comum: a vontade de encontrar um sentido para as coisas. Num de forma lenta, ponderada, simples. Noutro, de forma mais intensa, variável, veloz, mas bem intencionada. A um falta a potência da ousadia. A outro falta o controle interior. No entanto, são os equilibrados aqueles que resistem melhor.
A personalidade de Nicola o levará a um caminho familiar, criando, ponderando e auxiliando através dos meios de que dispõe. A vida se constrói. A trajetória forja o personagem. Sua consciência imprime orientação em seu caminho.
Matteo será guiado por um caminho que tenderia ao de Nicola, mas se constrói de forma diversa devido à sua vontade intensa de encontrar um sentido no mundo - uma ordem ainda não atingida, ainda incompreendida pela mente. Busca solução numa instituição onde a ordem é o guia. E a cumpre de forma louvável. No entanto, a contradição: a ordem das instituições é, até um ponto e para uma restrita esfera da vida, aplicada. Além disso teoria e prática se divorciam, restando apenas um jogo de aparências que é mantido. Um verniz. Isso Matteo não compreende. Ele deseja uma ordem que não existe no estágio atual. Se enfurece quando não se age como se fala ou pensa. É como Aquiles: Destemido, intenso e instável. Suas explosões não são egoísticas, mas buscar externalizar sua inquietação, impossível de ser contida. Busca o bem com tanta intensidade que o contraste o desequilibra.
Nicola se encontra com seu irmão, mantem contato. É o ente mais próximo ao irmão, que se afastou do resto da família: mãe, pai e irmãs. Nicola se encanta com os dons musicais de uma moça e tem uma filha. Mas logo sua vida de pai e marido é abalada. A moça, Giulia, segue uma trajetória diversa. Ela, como Matteo, crê que o mundo precisa de mudanças (e precisa, sempre!), e age de forma igualmente intensa. Só que de forma diametralmente oposta.
Matteo quando era Nicola. |
É fácil assistir um filme.
É mais difícil absorver a mensagem de um filme.
É difícil sentir e viver as vidas dos personagens de um filme.
É dificílimo transformar sua vida a partir de uma história - mas se ela for bem contada, com os atores certos, e com sinceridade séria e seriedade sincera, essa transformação é possível.
Ao longo de seis horas nós, espectadores, varremos a história recente da Itália, que à sua maneira, reflete em parte a história do mundo. Através da história de personagens especiais. Uma família simples mas cheia de complexidades latentes, que se revelam à medida que a vida se desenvolve. Uma eterna inquietação move os personagens, cada um à sua maneira, a seu tempo. Busca-se algo, alguém. Busca-se sempre. Ama-se, chora, cria-se, destrói,...Transformação é uma característica de nosso Universo imperfeito, relativo - em busca da perfeição perdida. É isso o que vemos através da família Carati, e de seus personagens mais marcantes: Nicola e Matteo.
Ao longo de seis horas nós, espectadores, varremos a história recente da Itália, que à sua maneira, reflete em parte a história do mundo. Através da história de personagens especiais. Uma família simples mas cheia de complexidades latentes, que se revelam à medida que a vida se desenvolve. Uma eterna inquietação move os personagens, cada um à sua maneira, a seu tempo. Busca-se algo, alguém. Busca-se sempre. Ama-se, chora, cria-se, destrói,...Transformação é uma característica de nosso Universo imperfeito, relativo - em busca da perfeição perdida. É isso o que vemos através da família Carati, e de seus personagens mais marcantes: Nicola e Matteo.
Quando a morte, a perda, a desilusão de alguém na tela nos leva ao choro, à reflexão, ao questionamento, aí podemos dizer que nós e o filme nos fundimos num corpo só, criando uma relação de intensidade. E igualmente, quando vemos a conclusão de uma jornada de vida, com suas dores, alegrias, conquistas e perdas, e sentimos paz no coração e tranquilidade na alma, podemos sair da sala de cinema ou desligar a telinha e dizer:
Tudo que existe é belo se soubermos nos tornar belos.
Tudo é harmônico se vermos a finalidade do caos.
É o melhor de tudo.
É o melhor da vida.
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