terça-feira, 27 de março de 2018

O Universo é determinístico ou estocástico?

Estocástico
"Em teoria probabilística, o padrão estocástico é aquele cujo estado é indeterminado, com origem em eventos aleatórios. Por exemplo, o lançar de dados resulta num processo estocástico, pois qualquer uma das 6 faces do dado tem iguais probabilidades de ficar para cima após o arremesso. Assim, qualquer sistema ou processo analisado usando a teoria probabilística é estocástico, ao menos em parte."
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Estoc%C3%A1stico]

Determinismo
"Determinismo (do verbo determinar, do latim determinare: a adição do prefixo de -"para fora" - e terminare - terminar, limitar, finalizar.[1]) é a teoria filosófica de que todo acontecimento (inclusive o mental) é explicado pela determinação, ou seja, por relações de causalidade."
[https://pt.wikipedia.org/wiki/Determinismo]

Há tempos eu li um livro do Leonard Mlodinow intitulado "O andar do bêbado: como o acaso determina nossas vidas". Há vários episódios interessantes que fogem ao senso comum. Um deles diz respeito a um programa no qual o apresentador dá a um convidado a opção de escolher uma de três portas (atrás de uma delas está o prêmio). Após a escolha o apresentador abre uma das portas que não contêm o prêmio (exceto a já escolhida) e pergunta ao convidado se ele deseja trocar de porta - sim ou não. A pergunta que o autor nos põe é: trocar ou não trocar irá mudar a probabilidade de chegar ao prêmio?

Diagrama polar dos movimentos fenomênicos.
A evolução é cíclica, oscilante e progressiva.
Uma espiral que inspira-expira, com aberturas
cada vez maiores, significando maior
despertamento do espírito.
À primeira vista parece que a revelação da porta vazia e a escolha por trocar ou não estão desconexas - pois é um prêmio que continua atrás da mesma porta. Mas o fato é que após o evento "informar" o protagonista possui um conhecimento que o eleva do plano do acaso, puramente probabilístico, dando-lhe uma certa dose de determinismo, gerando um contexto não mais 100% "governado" pela aleatoriedade, mas híbrido, com certa dose de determinismo.

Vejamos pormenorizadamente.

Quando eu escolho uma porta minha probabilidade é 1/3 de acertar (assumindo que não tenho um 6º sentido ou tenha combinado algo previamente com a equipe).

Minha escolha pode estar certa (Pc = 1/3) ou errada (Pe = 2/3).

Quando uma porta falsa é revelada eu tenho acesso a uma informação que não tinha anteriormente (algo me é revelado). Caso a escolha original seja certa, trocar de porta significa perda.  Caso a escolha original seja errada, trocar de porta significa acerto.

Mas a probabilidade da escolha ser certa é de 1/3, ao passo que a situação de erro tem 2/3. Logo, optar pela troca em duas das três situações possíveis será ganho - ao passo que permanecer o será em apenas uma situação. Ou seja: independente da sua escolha, trocar de porta após receber essa informação aumenta a probabilidade de acertar. Não significa que você irá acertar, mas terá mais chances.

Agora passemos para o plano da vida humana e do universo, com todas suas complexidades e elaborações. 

O que significa levar uma vida orientada? Significa estar na posse de um conhecimento que lhe dá a oportunidade de exercitar sua liberdade - conhecimento sem o qual o uso da liberdade não pode se dar. Isso é o que diferencia o ser humano das outras espécies: a possibilidade de capturar conceitos e elaborar ideias, dando-lhe possibilidades de superar o férreo determinismo da natureza infra-humana.

O caos do acaso está circunscrito na ordem do determinismo.
Isso se dá em várias camadas. A descoberta de novas leis
supera o acaso do passado. Depois, surgem novas dúvidas
(caos), que são os desafios que novos pioneiros devem
desvendar.
 Mas se emancipar das consequências árduas de um determinismo elementar através do uso do livre-arbítrio não significa que cesse o determinismo universal da Lei, que circunscreve tudo e todos, inclusive o próprio Universo, ínfima manifestação de um princípio superior. 

Quando a pessoa se vê na posse de uma informação ela é estimulada a fazer uso de sua razão para conseguir valer o que lhe foi passado. Essa informação deve se transformar em conhecimento, cuja função cabe ao psiquismo - a nível humano. Podemos ter o caso contrário, no qual a teoria é elaborada antes da situação prática brotar. Nesse caso deve-se relacionar a mesma com a situação, percebendo que ela explica o que é mais vantajoso. De qualquer forma deve-se estabelecer uma relação. Isso é uma característica exclusivamente humana. Os animais e vegetais apenas capturam as sensações do ambiente (sentidos), sem estabelecer uma rede de causa-efeito entre os fenômenos. Apesar disso executam suas funções magistralmente. O que nos leva a concluir que a natureza infra-humana já atingiu o seu estado de regime permanente, ao passo que nós humanos estamos numa travessia multimilenar. Nossa natureza está em transformação - daí a existência da consciência, terreno de liberdade e experimentações, de ousadias e sistematizações, do qual florescem os mais altos conceitos filosóficos, as grandes revelações, as profundas obras de arte e as grandes teorias. 

Por estarmos em processo de transformação sofremos. Sofremos porque não sabemos a finalidade última da vida (por que estamos aqui? por que nascemos e morremos? por que fazemos "loucuras"? por que...). Daí que advêm o sentido da evolução, em seu sentido lato. Já falei alhures sobre essa travessia unicamente humana pelos vales do intelecto [1]. Desenvolvi-a após uma visão clara e intensa, que me deixou em estado de êxtase [2]. Assim fiz uma sistematização do conceito, de modo a relacioná-lo com a vida cotidiana. 

Diagrama geral que revela a jornada multimilenar da
humanidade. O conceito foi sistematizado posteriormente
em outros ensaios. 
Uma vida, quanto mais orientada seja, terá mais possibilidades de ascensão. Isso não significa evitar dores, conquistar fama, dinheiro, prazeres e conforto, mas construir a personalidade, erguendo uma vertical a partir do plano humano, iniciando um processo de superação.

Da mesma forma que no jogo apresentado, muitas pessoas consideram a vida como acaso ou - no máximo - um híbrido acaso-determinismo, com pequena dose deste último. E recorrem, no máximo, às teorias da mente, probabilísticas e de outros ramos do saber, para conseguir optar pelo "melhor caminho". Mas quem possui intuição, com forte senso de orientação, sabe que o universo é regido por leis determinísticas superiores, que aceitam a desordem do acaso justamente por dominá-lo, sabendo que este trabalha a seu favor. É a lei dos grandes números que Sua Voz revela em A Grande Síntese.

A busca alucinada pelo saber se reduz quando se tem uma firme orientação universal. Busca-se o realmente necessário, compreendendo as limitações próprias, as limitações da mente humana, ou seja, da consciência racional-analítica. Aí inicia-se a conquista de uma nova consciência, universal, de processos simultâneos, intuitiva-sintética. A evolução continua de forma orientada, estreitando-se as sistematizações, enxugando a complexidade à medida que se assimilam as experiências. O subconsciente se renova através do intenso trabalho do consciente. A natureza humana melhora, e com isso nasce o Novo Ser Humano - o Super-Humano. Antes a nível individual, com pouquíssimos exemplares experimentando caminhos novos, inexplorados, refazendo conceitos antigos, reaplicando ideais abandonados. São os pioneiros. Os mártires. Aqueles que sangram por nós, anseiam pela ascensão. São os Santos, cuja revolta com a forma de vida atual é tão grande que explodem conceitos revolucionários, gerando novas formas de vida, que encantam pessoas através dos séculos e milênios. 

São inúmeras camadas: caos 1 - ordem 1 - caos 2 - ordem 2- caos 3 - ordem 3 -...Cada etapa exige uma superação. Um esforço titânico de superação da realidade. Cada descoberta e assimilação significa ganho de liberdade e consequente maturidade, que obedece leis superiores, enquadrando as leis humanas na Lei de Deus. 

As ferramentas do intelecto somente nos salvarão se forem submetidas a uma inteligência superior, capaz de orientar. Para isso é preciso cada vez mais saber selecionar (e não expandir) e usar (e não recusar ou abusar). Isso é o que a sabedoria da vida me mostrou através da dor - bendita sejas!

Os tambores soam com toda intensidade. O ódio advindo do medo se espalha. A ignorância reina. As bases da civilização erodem. É nesse momento que o inconsciente humano clama pela erupção de novas visões de mundo e vivências integrais, impulsionadas pelo calor da sinceridade e pelo ímpeto do saber ser. Hora decisiva no destino da humanidade. Momento seríssimo, no qual o menor esboço de desdém pela Lei significa a ruína do ser. 

Despertar é a nossa missão. Lancemo-nos nesse desafio monumental!

Referências:
[1] http://leonardoleiteoliva.blogspot.com/2014/11/um-ciclo-duas-fases-piramide-expansiva.html
[2] https://leonardoleiteoliva.blogspot.com.br/2015/03/sistematizacao-do-processo-evolutivo.html?m=0
[3] O Andar do bêbado. Leonardo Mlodinow. Ed. Jorge Zahar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário