sexta-feira, 22 de novembro de 2019

A Importância da Visão Sistêmica no Mundo Contemporâneo - Palestra SNCT. Out, 2018.

Estou continuando a divulgar as palestras já proferidas. Agora irei disponibilizar a 1ª palestra proferida no IFSP, na SNCT de 2018, cujo tema foi "Ciência para Redução das Desigualdades". Essa palestra visa dar uma ideia da importância do pensamento sistêmico, destacando a nova forma de pensar para que possamos abordar de forma mais inteligente os problemas que se apresentam nesse mundo globalizado, extremamente dinâmico e líquido - parafraseando Bauman.

Cada palestra reflete um momento meu, passado, ainda fresco na memória à época do evento. Daí o motivo da palestra inserida aqui (2018) ter ocorrido naquela época: havia terminado de dar minha 2ª edição do Curso de Extensão ICS (Iniciação à Ciência de Sistemas), em junho de 2018.

Da mesma forma, a palestra envolvendo desenvolvimento colaborativo, que se deu na Semana da Engenharia de 2019 (Maio), foi gestada logo após a defesa de minha tese e retoques finais (Fevereiro / Março do mesmo ano). Assim percebo que tudo segue uma sequência lógica, na qual a difusão ao público se dá após o período de maturação, desenvolvimento e conclusão. São diversas fases de um mesmo fenômeno, cada qual vetorizado para um aspecto da vida - e todos relacionados entre si, direta ou indiretamente. 

O momento atual representa uma segunda fase da difusão, que se dá de forma mais universal, visando atingir todo o mundo, visível a todos momentos, com o intuito de informar e trocar conhecimentos com pessoas que estejam trabalhando com temas relacionados (ou que possuam interesse em algo a mais da vida). Essa etapa é, de certa forma, o coroamento de trabalhos iniciados há tempo. Trabalhos cuja vontade de realização se perde na esteira da minha vida passada, em que eu, ser destituído de conhecimentos, legalidade institucional e coragem inteligente, não me via capaz de iniciar esse tipo de trabalho. Sinto que encontro o rumo de minha personalidade, vendo com mais clareza o porquê de minha vinda neste mundo. Ter a percepção disso é a coisa mais satisfatória que existe!

Da mesma forma que a palestra anterior (EBR), decidi fazer uma separação por tópicos, que já estão com os vídeos logo abaixo dos mesmos:

0. INTRODUÇÃO


1. DA RAZÃO À INTUIÇÃO
  
parte 1

 
parte 2


2. O QUE É UM SISTEMA?
 
parte 1

parte 2


3. MODELAGEM E SIMULAÇÃO


4. SISTEMAS COMPLEXOS
 
parte 1

parte 2

parte 3

parte 4


5. UMA SIMBOLOGIA SIMPLES E GERAL


6. PONTOS DE ALAVANCAGEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário