sexta-feira, 17 de maio de 2019

Extensão expandida: EDMA

Minha intenção aqui é expandir e divulgar o curso de extensão que atualmente ministro na minha unidade de ensino. Disponibilizar através da rede o curso servirá para expandir o curso pelo universo virtual, informando o que está sendo feito, de que forma e com qual propósito.

Dado o iminente colapso civilizatório que nos aguarda, algum leitor já bem ciente da gravidade da situação pode se perguntar o porquê de se realizar um curso (ou informar as pessoas) se tudo já está perdido e não é possível reverter as consequências que plantamos ao longo das últimas décadas. Devo dizer que, de fato, o ponto não é esse. A questão sempre foi o cumprimento do dever, independentemente da situação exterior, sistêmica, global.

Não é possível ficar parado com a simples justificativa do fato consumado. Mesmo porque nossa individualidade não perecerá - e tende a se expandir com seu aumento de experiência. É a partir desse prisma que as pessoas (já esclarecidas) devem realizar suas obras. 

Figura 1: Diagrama que relaciona a tríade composta
pela biosfera, pela humanidade e pelo seu sistema
político-econômico.
Irei sempre disponibilizar referências de leitura e vídeos - para quem desejar se aprofundar nos tópicos.

Adotei como logotipo do curso um diagrama de Venn* com três conjuntos: ambiente, sociedade e economia. 

O primeiro representa o planeta em seu aspecto fundamental, automático e já perfeito, a natureza (hilosfera + biosfera); o segundo se refere à nossa espécie, cujo foco é desenvolvimento humano; e o terceiro representa o sistema (que na verdade seria o par economia-política) coletivo que deve viabilizar nosso progresso.

Sustentabilidade seria a intersecção dos três domínios hierárquicos, desde o mais fundamental e perfeito (natureza infra-humana) até o mais complexo e imperfeito (natureza humana).

Um diagrama mais próximo à realidade (ecologia profunda) revela que estamos contidos no meio - e nossos sistemas estariam contidos em nós.


Figura 2: Diagrama da ecologia profunda, mostrando que
os agentes interpenetram e interdependem.
Dessa forma podemos perceber a emergência como uma aglutinação surgida a partir de um substrato material, cujo produto é uma nova forma, muito diferente da anterior, dependente dessa base e ao mesmo tempo mais complexo do que ela - apresentando mais possibilidades evolutivas. Essas possibilidades se dão em planos mais elevados. 
Podemos então inserir um eixo normal à folha (em z), no qual cada nova construção perde em área (menos fundamental) e ganha em altura (mais complexo, maiores possibilidades).

Esse aspecto será percebido à medida que o curso avança. Recomenda-se a leitura aprofundada de relatórios e a leitura da biografia de personalidades que possibilitaram saltos na compreensão de nosso papel no universo. 

O conhecimento de ciência sistêmica (tenho um curso especialmente dedicado a ela) é igualmente importante. Nela podemos esclarecer o que é: não-linearidade, realimentação, atrasos, emergência, sinergia, variáveis, modelos, etc. 

A questão da energia é igualmente vital, já que a nossa espécie é dependente da mesma para executar sua evolução. Aliás, trata-se de algo fundamental à vida em si. No livro A Grande Síntese percebemos como o papel da eletricidade globular, aliada a certas condições atmosféricas - muito singulares - e à presença de elementos químicos como carbono, oxigênio, hidrogênio, nitrogênio e azoto (em proporções precisas!) colimou na gênese da vida: eis os primeiros seres unicelulares. A energia é um elemento fundamental para compreender-se a gênese dos seres orgânicos.

Nosso sistema econômico é uma extensão da biologia no sentido de buscar sempre otimizar os processos, gerando mais bem estar (teoricamente) com menos recursos. O que percebemos é que ele vêm falhando nessa tarefa. Por que? Por não atualizar seus modelos. Nesse sentido é preciso fazer uma reformulação dos conceitos mais fundamentais, que embalaram nosso doloroso progresso nos últimos 400 anos.

É nesse contexto que surge esse curso. E é com a finalidade de ajudar a mim mesmo e as outros que ele irá crescer.

Decidi dividir os tópicos dos vídeos de acordo com a organização do curso:

1. FUNDAMENTOS
       1.1. Educação ambiental__________________________(aula expositiva)
       1.2. Desenvolvimento econômico___________________(aula expositiva)
       1.3. Limites do crescimento________________________(aula expositiva / 1º debate)
       1.4. Ecologia____________________________________(palestra)

2. ENERGIA
      2.1. Conceitos___________________________________(aula expositiva)
      2.2. Formas de energia____________________________(aula expositiva)
      2.3. Energia e economia___________________________(aula expositiva)
      2.4. Energia e conflitos____________________________(aula expositiva)

3. JOGOS AMBIENTAIS____________________________(atividades lúdicas)

4. PRINCÍPIOS DA BIOECONOMIA
      4.1. Economia política como extensão da biologia_________(aula expositiva)
      4.2. Termodinâmica versus mecânica___________________(aula expositiva)
      4.3. Desigualdades, limites e ética______________________(aula expositiva)
      4.4. Quo Vadis Homo Sapiens sapiens?__________________(apresentação / 2º debate)

Devo disponibilizar trechos dos debates, da palestra, dos jogos e as apresentações.

Até breve !

* Diagrama de Venn. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Diagrama_de_Venn>

Nenhum comentário:

Postar um comentário