sábado, 17 de agosto de 2019

Equilíbrio dinâmico orientado

Equilíbrio se relaciona à estabilidade ou concretude.
Dinamismo se relaciona a movimento ou vir-a-ser.
Princípio se relaciona à lei ou conceito.

É preciso ter uma vida equilibrada para dela emanar atitudes equilibradas. Mas isso apenas não basta. É necessário progredir nesse equilíbrio que nos dá estabilidade para caminhar rumo à libertação (física, mental, espiritual). É imprescindível ascender, tornando nossa essência mais visível, capaz de influenciar as formas que assumimos temporariamente nesse caminhar evolutivo ditado pela esteira do tempo e limitado pelas leis da matéria e energia. 

A gênese da matéria-energia (ou estequiogênese).
O dinamismo nos dá o impulso necessário para novos rumos. Ele nos conclama a mudar, forçando o ser a assumir posições que ele teme. A dizer coisas que ele sente serem verdadeiras e necessárias - mas que as convenções sociais inibem. A rever seus pontos de vista a respeito da vida, do trabalho, da ética, do amor. É um movimento psíquico, que plasma o pensamento, influenciando ao longo do tempo os processos cognitivos, inserindo características muitos sutis na organização nervosa cerebral. 

A lei que rege o Universo permeia cada átimo do mesmo. Ela é única, mas se manifesta de variadas formas. No nível subatômico ela é percebida pela mente racional como probabilística e deixa de ter uma concretude. As definições formais não definem. A mente fica inquieta e atordoada. O coração vê isso e se sente atraído pelo mistério. As conclusões remetem aos conceitos místicos e nos fazem pensar em colocar a divindade, o eterno e o infinito como premissa e finalidade.

No mundo astronômico nos perdemos nas vastidões do tempo e do espaço. Dimensões que, extrapoladas, parecem ser infinitas. Mas a extensão num dado nível não nos fornece a explicação necessária para superarmos os problemas (desse nível). É imperioso conquistar uma nova visão. Visão que só pode vir a partir de uma nova perspectiva. Perspectiva que nasce de um novo ser. Renascer. Ressurreição...

Das dimensões baixas nos elevamos para as manifestações mais rudes do espírito. Chega-se à vida, que nada mais é do que o meio inicial para a manifestação e desenvolvimento do psiquismo. 

A gênese da vida - ou biogênese.
A combinação de elementos moleculares específicos, com pesos atômicos e configurações que lhes dão propriedades capazes de construir blocos aptos a assimilarem matéria inorgânica e transformá-la em mateŕia orgânica, - usando não apenas a radiação mas igualmente outros elementos químicos* - fazem brotar diante de nossos olhos as condições para a vida. Adentramos no mundo orgânico, que a biologia e suas ramificações (ecologia, citologia, botânica, anatomia, genética, etc.) observam e cujos mistérios tentam desvendar. 

A vida leva a grau mais sofisticado o que a energia - cuja dimensão que lhe permite existir é o tempo - vinha ensaiando. A Grande Síntese nos dá uma ideia muito clara a respeito disso, confirmando o que a ciência afirma:

"Nas formas de vida, à medida que a Substância atinge graus de evolução e diferenciação mais elevados, o princípio de individuação se torna cada vez mais evidente. Na energia, as formas já conquistam uma existência própria independente de sua fonte originária. A luz, uma vez lançada, destaca-se e existe por si mesma, progredindo no espaço."
AGS (Cap. XLIX, Da Matéria à Vida)
(grifos meus)

A gênese da matéria é um princípio bruto que fascina os físicos e dá o substrato ao processo evolutivo, criando a forma e o devenir. Ela estabelece as bases de desenvolvimento do universo físico-dinâmico-psíquico. É a inserção dos princípios ternários do Sistema (S) no Anti-Sistema (AS). 

O cérebro deve ser usado em sua integridade.
A gênese da vida é a elevação da matéria, que se transforma localmente, em múltiplos pontos, de várias formas particulares, para iniciar o processo evolutivo de forma minimamente liberta e consciente. A partir desse ponto a progressão dar-se-á de forma acelerada, sendo o tom da mesma ditada cada vez mais pela criatura. Criatura com íntimo divino, cuja reconquista de sua consciência lhe dá a capacidade de forjar meios cada vez mais adequados para a reabsorção do erro que a mesma cometeu ao abraçar o egoísmo. Dessa forma, a vida se traduz num hino de louvor ao processo de redenção. O ser inicia sua majestosa ascensão rumo ao seio de Deus.

"Nosso caminho, alcançando a vida, atinge regiões cada vez mais elevadas. Desta exposição irrompe um hino de louvor ao Criador. Minha voz se funde no imenso canto de toda a criação. Diante do mistério que se realiza no momento supremo da gênese, a ciência torna-se mística expansão; a exposição árida, permeada pelo hálito do sublime, incendeia-se; o senso do divino sopra através da crua fenomenologia científica. Diante das coisas supremas, dos fenômenos decisivos, que somente aparecem nas grandes curvas da evolução, os princípios racionais da ciência e os princípios éticos das religiões se fundem no mesmo lampejo de luz, numa única verdade. Por que deveria a verdade racionalmente descoberta por vós ser diferente da verdade que vos foi revelada?"
AGS (Cap. L, Nas Fontes da Vida) 
(grifos meus) 

No momento atual a evolução humana atinge seu ápice orgânico. O mundo social e os novos conceitos econômicos, culturais e científicos apontam para a importância do pensamento e todas suas implicações. As relações passam a ter mais peso do que os elementos. A colaboração dita mais do que a competição. O tom da evolução passa a incorporar um senso colaborativo. 

A soma que outrora era vista apenas como quantitativa se torna qualitativa. Nesse novo mundo a soma das partes pode ser mais do que a soma do todo. 

Pode porque deve
Deve porque (no íntimo) quer.

A complexidade exige o sacrifício das quantidades. Ela é produto da emergência de novas formas de existir, com modos completamente diferentes de se reproduzir e pensar. O caminho é cada vez mais orientado. Os ensinamentos de Buda são revisitados como possuidores de verdades imensas e portanto essenciais. Voltamos aos princípios para permear nossas criações com o halo divino.

Estamos na fase em que o desenvolvimento do egoísmo nos levará a conclusões que irão de encontro com o Evangelho.

"Assim como, no direito, a força evolui para a justiça, o egoísmo também evolui para o altruísmo. À proporção que eleva os indivíduos para mais altas especializações, a vida os reorganiza, pelo princípio das unidades coletivas, em unidades sociais cada vez mais complexas e compactas."
AGS (Cap. LXXXIX, Evolução do Egoísmo) 
(grifos meus)

Ele teve sua função no passado. Agora deve progredir em seu devenir, assumindo uma forma sofisticada que o distancia cada vez mais de sua origem rudimentar.

"Na evolução social, o egoísmo tem de sofrer profundas modificações. Como todos os impulsos da evolução, ele domina apenas enquanto o progresso assim exige, sendo superado depois, para se transformar diante de um novo progresso."
AGS (idem)

Agora é momento de olharmos para dentro de nós, fazendo tentativas de perceber os dramas vizinhos e distantes. Dramas que se fundem de forma cada vez mais evidente, criando um liame que irmana as criaturas.

É hora de admitirmos nossas misérias humanas para que possamos divinizá-las. É hora de assumir compromissos e seguir planos não reconhecidos plenamente pelas instituições e formalismos racionais. Planos ousados. Mas ousados de forma inteligente. A questão é adquirir a fé que anima - e abandonar a crença que engessa.


Observações:

* A quimiossíntesse é realizada por bactérias autótrofas e não necessita de luz para produzir matéria orgânica, alimento direto, em 1º nível, para muitos seres vivos. Link: <https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quimiossintese.htm>

2 comentários:

  1. Meu caro Leo,

    Obrigado por brindar-nos com mais este belo artigo de qualidade. Hoje é aniversário do nosso grande Professor Pietro Ubaldi!

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Fred,

    Sim. 133 anos faria o Prof.Ubaldi nesse 18/08.

    Divulgar a Obra é a tarefa de nós que já tivemos um contato com ela.

    Quem sabe daqui a alguns séculos (ou décadas) apareça um sujeito capaz de ir um pouco mais adiante na vivência e nas formulações dos conceitos.

    Abraços.

    ResponderExcluir