sábado, 27 de setembro de 2014

A BATALHA PERPÉTUA PELA ESTABILIDADE

 É muito comum cometermos excessos durante a vida. Em vários campos da vida. Em momentos diferentes e por razões diferentes. Isso varia de pessoa a pessoa, cada qual com sua inclinação particular e seu meio sócio-ambiental. E no final de ano, época de Natal, Ano Novo e Férias escolares os excessos vêm em massa.

É difícil encontrar uma pessoa que não abuse da comida, da bebida, da velocidade, do sexo (no caso dos dois últimos, é mais comum e intenso no Carnaval), dos elogios – em muitos casos (não todos), mais feitos para cumprir uma formalidade e portanto manter sua imagem – e dos gastos em bens materiais, necessários por um curto período de tempo, pouco úteis por um médio período, e desnecessários e onerosos no longo prazo. No entanto, é possível encontrar gente menos focada no que o mundo vê como motivo final da existência: o consumo desenfreado. 

A culpa desses excessos não pode recair completamente sobre as pessoas que os cometem. Trata-se de uma REAÇÃO a um outro tipo de excesso, que a maioria das pessoas não é capaz controlar: o excesso (de tensão, de tempo, de demanda de energia) da vida laboral, e a conseqüente ausência de oportunidades para o ser descobrir outras habilidades e ambientes e ideias e sentimentos. 

É esperado que, quando puxamos uma mola para um extremo – ou seja, tiramos ela do seu estado natural, de equilíbrio – ao soltarmos ela, a mesma tende a ir para o outro extremo, e após isso voltar para o extremo inicial, para o qual foi puxada inicialmente, e vice-versa. Indefinidamente. Um movimento de vai e volta cuja duração vai depender de uma grandeza chamada “amortecimento”, que é responsável por diminuir a amplitude do movimento a cada vai-e-volta executado pela mola. Pois bem, o Princípio dessa Lei do mundo Físico vale também para o mundo Humano.

Se somos forçados a uma situação de enclausuramento, por exemplo, como reação, ao sermos liberados para agirmos conforme nossa vontade, tenderemos a buscar (e valorizar) ambientes abertos. E da mesma forma, após passarmos muito tempo expostos, ao ar livre ou ambientes públicos, temos a vontade natural de nos recolhermos a título de podermos exercer nossos gostos individuais com concentração, seja em nosso quarto, nosso escritório, no banheiro, cozinha, porão ou sótão.

O problema de forçarmos em demasia uma particularidade inerente à nossa vida é que tendemos a saturá-la. Ou seja, por mais tempo que passemos fazendo essa atividade – por mais importante e necessária que seja – a partir de um ponto atinge-se um limite. Esse limite não é claramente definido e seu valor pode variar infinitamente de pessoa para pessoa. Ainda mais porque esse limite (apesar de existir para tudo e todos) pode ser variado em natureza dependendo da pessoa*. No entanto, um modo muito fácil de perceber qual é esse limite é através do SENTIMENTO.

O nosso corpo somático é um alarme eficaz contra os excessos que cometemos ou se cometem contra nossa pessoa. Quando não estamos conseguindo executar a mesma atividade com a mesma eficiência isso pode ser um indício de que estamos executando-a por um tempo demasiado grande ou numa posição (ou ambiente) demasiado desconfortável para sua execução. Logo, o corpo começa a demonstrar cansaço de seus sensores (vista cansada, dor na coluna, nos membros, câimbra, dor de cabeça, sede, fome, etc). Um outro possível motivo de não estarmos suficientemente engajados nessa atividade se refere à falta de motivação – sendo esta uma causa espiritual.

Mas, enfim, o que fazer para evitar os excessos de fim de ano e suas conseqüências?

A primeira coisa é nos darmos conta de que estamos num CICLO VICIOSO. E esse reconhecimento é muito importante. Porque se ignorarmos a realidade, não nos sentiremos estimulados a escaparmos desse campo gravitacional nefasto, que ora nos induz a um excesso, ora a outro. E sendo os picos e os vales MUITO acima (e abaixo) dos seus respectivos pontos de saturação, nossa vida tende a ser caracterizada por um tremendo desperdício de TEMPO e ENERGIA, que leva a crises emocionais e desorienta nossa mente. A grande maioria, ainda pouco amadurecida para se desligar do mundo à sua volta e se voltar para si, inicia um processo gradual de podagem de gostos e sonhos e idéias. É muito menos desgastante e o retorno do meio é rapidamente percebido. Cria-se a ilusão de que esse é o modo de lidar com a vida. E depois de muitos anos apagando nossas mais íntimas aspirações nos tornam um ser prisioneiro de uma forma mental que julgamos ser a nossa. Será?

O segundo passo é – após reconhecer a situação – criar uma atividade ou um costume DIFERENTE. E implementá-lo no dia a dia. Pode ser o ato de caminhar no parque, de jogar um jogo de tabuleiro, de ler um livro, estudar algo, ouvir uma música, conversar com alguém, escrever um texto, desenhar, pintar, viajar, etc, etc, etc. UMA atividade apenas. E é imprescindível que essa atividade seja diferente daquelas praticadas pela pessoa. Dessa forma, abre-se uma brecha que permita à pessoa ver o mundo e sentir as coisas de um modo diferente. E consequentemente essa brecha pode levar a pessoa a iniciar um processo de DESACELERAÇÃO numa direção e/ou MUDANÇA DE TRAJETÓRIA. Isto é, a nova percepção da vida leva a pessoa – agora com sensores diferentes e mais apurados – a se conscientizar espiritualmente e acionar seus ATUADORES, imprimindo forças nunca antes aplicadas a seu ser a título de alterar sua trajetória de vida e assim desvendar novos caminhos e eleger novos horizontes – mais espirituais do que materiais.

O terceiro e último passo é, após o início da mudança de trajetória, realimentá-la e iniciar um processo de mudança constante. Dessa forma será construída uma espiral ascendente, na qual a elevação representa a evolução e as voltas a natureza cíclica dos problemas, crescimentos e resoluções.

É muito importante que, após elegermos uma atividade, sejamos capazes de desenvolvê-la com prazer e permitir que ela revele outras atividades correlacionadas. Isso não é nada mais que EXPANSÃO a partir de um ponto, o qual irá gerar outros pontos, que gerarão outros. Pontos que possibilitem a escalada na evolução. E assim sucessivamente.

Com essas ideias creio que seja possível iniciarmos uma verdadeira mudança em nossas vidas, aumentando o nosso “amortecimento” para os golpes desnecessários que geramos e recebemos da sociedade, e buscando os patamares ideais em cada campo da vida.


* Nesse último caso me refiro ao limite natural da pessoa, e não da ideia que a mesma tenha a respeito de quanto deve ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário