domingo, 5 de outubro de 2014

MATEMÁTICA: RESQUÍCIO DO SISTEMA NO ANTI-SISTEMA

Existem diversas áreas do conhecimento que foram sendo criadas, ou melhor, descobertas, por nós humanos ao longo de nossa existência coletiva e individual. Cada uma delas lida com uma vertente da vida de forma específica. Mas todas contém verdades – e portanto utilidades. E nesse vasto grupo, a matemática talvez seja uma das mais interessantes.

Quem estudou e já parou para refletir deve ter se dado conta de que, nas ciências exatas, a matemática é uma linguagem que permeia a física, a química, e até a biologia, servindo como ferramenta para essas áreas quantificarem, demonstrarem via provas, modelarem seus fenômenos particulares e simplificarem, quando possível. Aliás, ela também vem demonstrando eficácia na modelagem de fenômenos sócio-econômicos*, facilitando nossa compreensão de acontecimentos pouco compreendidos pela razão – mas muito sentidos pelos instintos e intuição.

Talvez a característica mais fascinante da matemática seja sua capacidade de ABSTRAÇÃO ímpar. Um matemático é capaz de imaginar, teorizar e conceber um espaço de 10, 20,..100 dimensões – nosso mundo físico conhece apenas 4... E o fato dela conceber visões tão vastas não implica que se trate de pura fantasia. Basta nos lembrarmos que há algumas décadas o tempo não era considerado uma dimensão (nossos métodos consideravam apenas as três dimenões espaciais), e que as primeiras representações de nosso mundo pelo povo se dava em duas dimensões (a Terra plana, por exemplo).

A matemática na sua abstração forma uma personalidade assutadora e encantadora ao mesmo tempo. Assutadora porque desconhecida; encantadora porque desejada. Muitas teorias só foram provadas e efetivamente aceitas graças às demonstrações matemáticas, cuja linguagem universal, simples e poderosa é capaz de provar o desconhecido.

Pietro Ubaldi escreveu um livro intitulado “Queda e Salvação”. Nessa obra, ele desenvolve uma teoria que explica o surgimento do Universo físico (a queda) e como ele irá se extinguir com a nossa depuração – evolução espiritual – completa, restando apenas o espírito num Universo não-físico (salvação)**. Essa tarefa ascensorial é o objetivo máximo da vida. E o Universo espiritual (Deus) é denominado pelo autor de Sistema. Trata-se de um “mundo” 100% espiritual, com o Bem predominando, sem tempo ou matéria ou espaço ou energia (que é uma forma de matéria), que toda criatura alcançará com seu esforço individual. E nosso mundo, desde a queda até atingirmos o ponto final, é denominado anti-Sistema. Nele predomina o Mal (100% a 0,0...1%), conforme o grau evolutivo), a matéria com o tempo espaço a energia e etc. Cabe a nós trabalharmos bem no AS para reconquistarmos a posição privilegiada no S.


Logo, num primeiro momentos temos:

QUEDA: SISTEMA → ANTI-SISTEMA S → AS

SALVAÇÃO: ANTI-SISTEMA → SISTEMA AS → S

(OBS: É importante destacar que – segundo Ubaldi – a Queda não se refere à Criação (dos espíritos), e sim apenas ao evento da “revolta”, quando o Universo físico foi criado)

Mas o que a matemática tem a ver com tudo isso?

O S é um ponto visto AS. Logo é visto como algo imponderável. No entanto, é esse imponderável que é a causa fundamental de todos fenômenos de nosso Universo, dos quais só percebemos os efeitos. A matemática parece ser um ramo do conhecimento capaz da mais alta abstração. É como se ela, com seus métodos, fosse aquilo que mais próximo temos para nos colocarmos em contato com o S. E – de fato – à medida que a física, por exemplo, expande suas fronteiras, aquilo arrogantemente visto como inutilidade abstrata se torna uma ferramenta essencial para comprovar as novas teorias de nosso Universo (micro e macro). Como lição eu recomendo cautela na hora de avaliarmos e trabalharmos o desenvolvimento de nossa sensibilidade. Se esse pensamento é sem sentido ou não, apenas o tempo poderá dizer. No entanto tudo parece ter lógica até esse ponto.

Um exemplo de aplicação: propulsão espacial.
Vale a pena valorizarmos o imponderável para no futuro estarmos preparados para viver numa nova realidade material. Uma realidade mais depurada e menos dolorosa.


Observações

  • o fato da matemática revelar alta permeabilidade entre as ciências não implica na desvalorização das mesmas (*)
  • é interessante ressaltar que segundo a 3a Lei da Termodinâmica (da entropia) o Universo tende a se desorganizar cada vez mais, já que sua entropia aumenta – quanto mais entropia, no mundo, mais desorganização molecular. Qualquer processo energético biológico, físico, químico aumenta a entropia do todo. Isso coincide com a teoria de Ubaldi (**).

Nenhum comentário:

Postar um comentário