quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Economia Baseada em Recursos (EBR) - Palestra do dia 22.10.2019

Estou disponibilizando aqui a palestra para todos(as) que desejavam comparecer e não puderam por motivos diversos. E (claro) para todas pessoas interessadas na temática ecológica, social e energética.

Os vídeos estão separados nos tópicos da palestra. Logo, são cinco mais um inicial (zero), introdutório, sendo cada um deles referente às partes. Fiz isso para ficar menos cansativo àqueles(as) que desejam assistir por completo ou ver e aprofundar uma parte específica (vídeos longos são cansativos).

0. Introdução
Apresentarei o tema e o roteiro da palestra.

1. Fatos
Aqui é feita uma análise do histórico das concentrações dos gases de efeito estufa e das possíveis (e prováveis implicações de um aumento global de temperatura de 2°C.

2. Limites do crescimento
Nesse tópico é explicado as tendências macroeconômicas, esmiuçando as causas que levaram à gênese da Revolução Industrial e a manifestação de suas consequências - ainda em curso. Além disso, a pegada ecológica e biocapacidade são apresentados. A partir daí faz-se uma relação entre variáveis fluxo e estoque, renováveis e não-renováveis.

3. Questões críticas
Apresentados os fatos mais importantes e as limitações planetárias, segue-se com o esboço de três grandes questões centrais a serem enfrentadas pela humanidade para garantir uma sobrevivência a longo prazo. 
Aqui fala-se sobre a matriz energética (brasileira e global), cultura e valores da(s) sociedade(s) e o preocupante tema da desigualdade e da política. Com isso constrói-se um mapa com oito cenários possíveis, baseado no uso de fontes renováveis, demografia e padrão de consumo.

4. Alternativas
Esse tópico estabelece as diretrizes gerais para que as pessoas possam construir seus próprios projetos e ideias. São abordadas questões que devem ser levantadas para a coletividade enfrentar de forma eficaz as questões globais. Dentre estas, temos: (a) a necessidade de um novo modelo (ecologia englobando sociedade que engloba a economia); (b) o resgate de trabalhos pioneiros (ex.: Georgescu-Roegen e "sua" bioeconomia); (c) as vantagens/desvantagens das duas fontes primárias de energia (Terra e Sol) e; d) arquitetura da EBR (comparada à da Economia dominante) concernente a base de troca, fonte energética, tecnologias e educação.

5. Ecologia e espiritualidade
Coroando a palestra, o exemplos de São Francisco de Assis, cuja consciência ecológica profunda (exercida através de sua santidade) é cada vez mais reconhecida como o primeiro passo rumo a uma abordagem profunda do sistema-Vida e sistema-Terra. As três virtudes franciscanas são interpretadas à luz da psicologia do homem moderno, dando um significado concreto, capaz de ser assimilado e vivenciado pelas massas.

Eis os vídeos.

Introdução

1. Fatos

2. Limites do crescimento
parte 1


  parte 2

3. Questões críticas
parte 1

parte 2

parte 3

parte 4

4. Alternativas
parte 1

parte 2

parte 3

5. Ecologia e espiritualidade 
parte 1

parte 2

Assim está sendo cumprida a tarefa de divulgar as bases para uma nova civilização planetária (a Nova Civilização do III Milênio), com a divulgação de conhecimento e transbordamento da (pouca) sabedoria adquirida pelo autor, ao longo de seus últimos anos, é possível fazer muito. A tecnosfera (internet) é um ensaio do que será futuramente uma verdadeira atmosfera de pensamentos (noosfera). Ela permitirá uma conexão à nível profundo entre os seres. O que Ubaldi não pôde fazer está sendo feito por uma miríade de herdeiros, que surgem a cada dia e assimilam até a medula cada conceito colocado nos livros - e vivenciam cada sentimento através de uma vida de dedicação, ousadia e criatividade ímpar. Estamos num ponto de aceleração evolutiva. Uma orientação vetorizada imposta pelas leis da vida, que conclama os pequenos seguidores dos grandes profetas, místicos, gênios, heróis e santos a se lançarem em empreitadas inéditas, rumo a metas indescritíveis à mente convencional.

Deus opera milagres a todo momento para aquele que se enquadra na ordem cósmica. Alinhar-se à vontade de Deus é obedecer à Sua vontade, feliz por fazer isso, tornando-se um servidor da mais alta categoria, cuja remuneração será em moeda eterna e infinita, localizada num não-local. É preciso perceber essa presença a todo momento. Operando em nossos gestos e ações, para que nossas obras frutifiquem e ganhem significado. 

Os próximos vídeos pretendem trazer os assuntos tratados nas palestras ministradas nos outros eventos. A primeira delas (Semana da Engenharia, Maio de 2019) tratará do Desenvolvimento Colaborativo no âmbito da Engenharia - um tópico muito caro àqueles(as) engenheiros(as) que desejam atuar na área e estar na fronteira do conhecimento sistêmico. A outra (A Importância da Visão Sistêmica no mundo contemporâneo) traduz os diversos jargões e métodos da teoria de sistemas para o público geral, dando significado ao pensamento sistêmico - cada vez mais importante para lidarmos com os problemas atuais.

Isso deve atingir mais gente. As pessoas que já despertaram estão sedentas por novas formas de vida - assim como eu. Anseiam por algo que desconhecem. Ensaiam a concepção do inconcebível. Arriscam e buscam. Não sabem como agir, mas agem de alguma forma. Estão em busca. Busca acelerada. Cada vez mais...Busca que mobiliza capacidades diversas, habilidades inumeráveis, ousadia impressionante.

E assim o trabalho se refina e ganha sentido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário