sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Da vertigem do vazio à vontade de vencer

Uma nova cineasta desperta suas potencialidades. Uma pessoa jovem cujo estilo ensaístico muito agrada ao autor. Unindo questões pessoais, do campo dos afetos, às questões públicas, do campo social e político, Petra Costa [1] consegue realizar um esboço de junção (com maestria) entre as questões sistêmicas e íntimas, apontando para regiões ainda pouco abordadas. Eis o que pode ser o início de uma nova forma de fazer arte, com orientação para a unicidade dos fenômenos (monismo).

Petra Costa é de família abastada, filha de Manoel da Costa e de Marília Andrade, tendo como um de seus membros o fundador da construtora Andrade Guiterrez, Gabirel DOnato de Andrade [2]. Seus pais foram militantes de esquerda, ligados ao PCdoB quando este era ainda um partido clandestino.

Ana Petra Costa (1983). Nascida em BH, de família rica,
decide usar as condições e recursos que o destino lhe deu
para se tornar cineastas. A arte assim ganha mais um cidadão,
ajudando na construção de um Brasil mais esclarecido,
amigável à reflexão e troca de ideias, visões e experiências.
Nasceu em Belo Horizonte, em 1983, e se muda para São Paulo um ano depois. Iniciou-se no teatro aos 14 anos e logo, aos 17 anos, ingressa no curso de Artes cênicas da USP, onde permanece por dois anos. Se graduou em Antropologia pelo Barnard College, e fez mestrado em Comunidade e Desenvolvimento, na London School of Economics, em Londres, focando no conceito de trauma. 

Retorna ao Brasil com 24 anos e passa a se dedicar ao cinema, passando de assistente de edição a diretora em pouco tempo. Já possui três longas-metragens em seu currículo:
  • 2012 - Elena (longa-metragem)
Prêmios de Melhor Documentário pelo Júri Popular, Melhor Direção, Montagem e Direção de Arte no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro[37] Exibido no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã (IDFA) e no Festival Internacional de Cinema de Guadalajara[37]
Prêmio de Melhor Documentário no Festival do Rio[22]
Prêmio Nordic:DOX no CPH:DOX[21]
Prêmio Jovem do Júri no Festival de Locarno[20]
Seleção oficial do Festival Sundance, no CPH:Dox e no True/False Film Festival, em Columbia (Missouri)
Tive a felicidade de assistir ao último filme dessa cineasta, contemporânea minha. Democracia em Vertigem aponta de forma muito íntima - e ao mesmo tempo precisa - o processo que o Brasil vêm desenvolvendo nas últimas três décadas. Ele nos revela aquilo que Vladimir Safatle e outros pensadores apontam: quando não acertamos as contas com a História ela volta para nos assombrar, de outra forma mas com similar violência.

Nossa ditadura foi a única que findou e jamais teve seus algozes julgados e condenados pelos sistema de justiça. A Argentina o fez. O Uruguai também [2]. Nós preferimos, como sociedade, permanecer quietos e ignorar o passado, apenas relembrando-o de forma superficial nas escolas, com o estudo da História como algo distante, sem relação com a atualidade, ocultando as feridas do passado que jamais foram pensadas. Quando isso ocorre abre-se a possibilidade de retomada daquilo que ocorreu. O passado, sem ser elaborado de forma profunda, acaba se tornando um espectro que paira sobre a cabeça das pessoas. Uma sombra que a qualquer momento pode se encarnar em sujeitos políticos. Isso vêm ocorrendo, e o veículo de manifestação dessa ideia é um ser que encabeça um agrupamento de medíocres egoístas. Trata-se obviamente do atual governo - uma aberração até mesmo do ponto de vista capitalista. Eis a terra em que o neoliberalismo pretende lançar seu ataque inicial (e final): o Brasil está se transformando na ponta-de-lança de uma das formas mais bárbaras de existir.

Mas vamos ao filme...

Narrado em 1ª pessoa, gera-se um efeito que canaliza todos os acontecimentos para a vida da autora. Mas simultaneamente a própria narrativa, com seu estilo pessoal e beirando o íntimo, se relaciona com o momento político e social do país. É impressionante perceber como tudo é narrado com calma. A cineasta descreve os acontecimentos gradativamente, ora mostrando imagens de arquivos (filmados por membros da família) de uma capital em construção, símbolo de um novo Brasil. Sente-se o desdobrar dos acontecimentos, com a ascensão e queda de forças progressistas.

Quem sempre dominou a tônica do processo de desenvolvimento foi a elite, que conhecendo muito bem a característica predominante de "seu" povo, se aproveitou de todos deslizes das pessoas para tomar as rédeas do poder e implementar políticas desagregadoras. Os brasileiros, reféns de uma imaturidade acima da média dos povos do mundo, acabam resolvendo problemas de forma ineficaz. Poucos percebem a realidade e assim as ações não possuem força - mesmo que insuficiente para mudar o curso dos acontecimentos. Na França e Europa em geral, mobiliza-se mais. Nos EUA idem. Na Argentina igualmente. Aqui, o estado de inércia parece ser predominante - apesar de percebermos indivíduos fantásticos, tanto na frente de combate pelo esclarecimento quanto dentre a população.

Para uma jovem cineasta (e igualmente, cineasta jovem), Petra fez um ótimo trabalho, dando estilo único ao filme através de seu modo de filmar. As imagens de arquivo foram bem selecionadas . Podemos afirmar que temos uma síntese muito boa dos fenômenos ocorridos no país. Seleciona frases de impacto, que estão além dos sujeitos que as professam [3].


Reconstitui-se de forma breve (mas precisa) a trajetória dos principais sujeitos históricos envolvidos nas questões de poder em nosso país. Vemos aí um resgate do passado, das oportunidades perdidas e dos motivos que levaram as pessoas a permitir que o país iniciasse uma regressão (sem fim previsto) em suas instituições e indicadores econômicos, sociais e culturais.

As Jornadas de Junho (2013) demonstraram a energia mobilizadora das massas. Mas (infelizmente) ao mesmo tempo revelou a falta de capacidade da população manter coesão e tomar rédeas do processo. A presidenta igualmente não aproveitou uma oportunidade que poderia colocar o povo no centro do turbilhão evolutivo, desistindo de escutar integralmente aquela explosão inesperada. O poder estava à espreita e logo capturou os movimentos sociais.

Nas filmagens. O processo durou 3 anos. Foi necessário tempo
para conseguir as entrevistas e juntar/organizar as imagens de
arquivo. Um verdadeiro tour de force, a meu ver.
Entre 2013 e 2015, o que começara como um germe de esperança, com uma multiplicidade de insatisfações bem intencionadas que poderiam se transformar num plano efetivo de transformação, se converte num exército à serviço de interesses empresarias, midiáticos e ruralistas (dentre outros). Curiosamente, a polícia, que reprimia com fervor a revolta, se torna dócil e amigável perante a faixa da população que marcha com camisetas verde e amarelas.

A corrupção se relativiza e palavras são repetidas exaustivamente. Usa-se os meios de comunicação de massa como base para obter-se a verdade e justificar tudo que viria a ocorrer.

Abriu-se um abismo que separou os bem-intencionados (porém incapazes) dos insanos (e hábeis em usar os métodos do mundo). Não à toa eu chego à conclusão de que não basta ser ordenado e bom. É preciso ser competente e ter a ousadia furiosa de saber enfrentar as brutalidades. A loucura que se manifesta em boa parte da população se consolida por falta de ação do restante do povo deste país.

O mesmo fenômeno se dá em sala de aula, em grupos de trabalho ou amigos. Uma relação de forças subterrânea dá toma as atitudes e ações. Não percebendo isso nos tornamos reféns de nosso subconsciente, que no fundo dita os rumos de nosso consciente.

A cineasta fez um belo trabalho, procurando de certa forma conciliar a sua narrativa com o íntimo de cada espectador. Não deseja impor nem convencer, mas mostrar o mais profundo de seus sentimentos. Coloca fatos diante da mesa e convida aquele que assiste a criticá-los à luz do bom senso e das evidências.

Glen Greenwald espera lançar uma série de notícias reveladoras até o final do ano. Percebe-se que a verdade se revela da forma cada vez mais intensa. Mas quem fez um pacto com a insanidade jamais irá admitir o erro, pois mentiu demais. Retrabalhar-se torna-se uma loucura para aquele que trilhou caminhos obscuros, guiado pelo senso de rebanho e pelos interesses imediatos (no fundo ambos são a mesma coisa).

O que mais me cativou nesse filme (e na diretora e roteirista) é sua serenidade. Sua voz é suave e clara. Suas exposições pessoais são balanceadas. Sua capacidade de síntese é interessante. Na entrevista concedida na Rede TVT como jornalista Juca Kfouri podemos conhecer um pouco sua trajetória:


O filme não procura - como muitos erroneamente querem imaginar, por conveniência - apontar bandidos e mocinhos. Ele procura sim exaurir todos os motivos e possibilidades que levaram cada um dos principais atores sociais, de todos os lados, a agirem de tal forma. É claro e sincero. Quem percebe mais à fundo e está em esforço evolutivo para se desprender do egoísmo à nível pessoal será capaz de capturar mensagens subliminares. Quem não estiver nesse passo, tenderá a interpretar da forma que mais for conveniente.

Temos aí uma obra cinematográfica que procura colocar as pessoas a par do fenômeno histórico. 

Referências:
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Petra_Costa 
[3] "Todos nós seremos julgados pela História"

Nenhum comentário:

Postar um comentário